50 Anos de história do Rally de Portugal em livro

10 maio 2017

Mais de uma centena de figuras ligadas ao automobilismo assistiram esta tarde, na sede do Automóvel Club de Portugal, à apresentação do livro "50 anos Rally de Portugal".

A obra reúne todas as etapas, carros, protagonistas e emoções vividas de norte a sul em mais de 600 páginas, numa homenagem a todos os que contribuiram ativamente para levar ao terreno a maior prova do automobilismo nacional. Isso mesmo foi reforçado pelo presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, que aproveitou a ocasião para agradecer a todas as entidades que ao longo dos últimos anos apoiaram a prova, de forma empenhada, quer no Algarve e Baixo Alentejo, quer atualmente no Norte, sem esquecer os patrocinadores do evento. 

O Rally de Portugal suplantou o sonho dos que o idealizaram e lhe deram vida. Reconhecido pelos adeptos da modalidade ao longo dos tempos e conduzido pela mão do Automóvel Club de Portugal, afirma-se perante o desporto automóvel mundial, como o melhor Rally do WRC.

Cinquenta anos de uma prova mítica que se tornou desde cedo mais que um desafio. Todas as equipas e os grandes pilotos da história participaram nela e sentiram a essência de um evento que supera, em espírito competitivo e ambiência, todos os quilómetros percorridos. Os vencedores e o esforço dos vencidos, a moldura humana enquanto imagem de marca que sempre acompanhou o Rally a cada quilómetro de norte a sul do país, ao longo dos tempos.

A consagração de pilotos e automóveis que desbravaram os caminhos florestais de um Portugal profundo, trazendo novas rotas ao mundo dos ralis. Todos fazem hoje parte do espírito das boas, gratas e grandiosas memórias deste universo. Esta obra é, acima de tudo, uma homenagem a todos quantos dirigiram, acompanharam, sentiram e participaram na prova. À sua escala, são verdadeiros heróis e parte desta história, que selam com chancela de ouro os primeiros 50 anos do Rally de Portugal.

scroll up