A maior máquina automática de venda de automóveis

17 maio 2017

Comprar sumos, bolachas ou chocolates numa máquina é dos gestos mais vulgares que existem hoje em dia. Agora, adquirir um automóvel através de uma máquina pode parecer-nos demasiado bizarro mas o facto é que isso existe. Basta ir a Singapura.

Esta ideia original foi transformada em negócio pela Autobhan Motors (ABM), uma empresa vendedora de carros usados mas de topo como Porsches, Lamborghinis, Ferraris ou McLaren, apenas para referir alguns modelos, que construiu uma torre de 15 andares em que tem 60 carros em permanente exposição e que já é conhecida como a “maior máquina automática de vendas de automóveis do mundo”.

Desta forma, além de chamar a atenção para o negócio a ABM também resolveu o problema de espaço ao “arrumar” dezenas de modelos na vertical. O negócio funciona do seguinte modo: um potencial cliente apenas tem de se dirigir ao piso térreo e escolher o carro que quer ver e analisar em detalhe. Primeiro vê um vídeo pormenorizado dessa unidade e, se mantiver o interesse, um sistema computorizado comanda um elevador que vai buscar o carro desejado. O sistema foi baptizado por Automotive Inventory Management System e coloca o carro à disposição do cliente no espaço de dois minutos.

Já agora acrescente-se que em San Antonio no Texas, também existe um conceito como este de "venda automática" de carros, montado numa estrutura mais modesta de apenas oito pisos.

scroll up