A família Panamera está a crescer

10 novembro 2016

A Porsche continua a ampliar a gama do novo Panamera e vai apresentar no Salão Automóvel de Los Angeles a berlina de luxo com um novo motor V6 turbo a gasolina com 330 cv de potência, também associado a uma versão Executive.

O novo motor V6 turbo representa a nova mecânica de acesso à gama, muito disponível e eficiente, que se junta à ampla oferta de motores existentes. A potência sobe mais 20 cv relativamente ao motor equivalente da geração anterior, e a Porsche conseguiu reduzir em um litro por cada 100 quilómetros percorridos o consumo deste motor a gasolina de seis cilindros totalmente redesenhado.

O Panamera e o Panamera 4 , com 330 cv, redefinem tudo o que se pode esperar dos modelos de entrada na gama, enquanto as versões Executive que ampliam as opções de carroçaria e de equipamento no topo de gama estão disponíveis apenas em versões de quatro rodas motrizes: Panamera 4 Executive (330 cv), Panamera 4 E-Hybrid Executive (462 cv), Panamera 4S Executive (440 cv) e Panamera Turbo Executive (550 cv).

Quanto a equipamentos, as novas versões do panamera Executive primam pela exclusividade. Os elementos de série contam com teto panorãmico, confortáveis bancos aquecidos com regulação elétrica á frente e atrás, a suspensão pneumática adaptativa com sistema de controlo eletrónico do amortecimento e a cortina traseira elétrica colocada atrás dos encostos de cabeça traseiros.

O equipamento de série do panamera 4S Executive e do Panamera Turbo Executive é mais completo, onde se destacam o eixo traseiro direcional e o fecho das portas confort. No modelo mais potente, o Panamera Turbo Executive, o equipamento de série conta com ar condicionado independente para quatro zonas, faróis em LED e iluminação ambiente suplementar.

Como opção, todos os Panamera Executive podem contar com a consola central traseira grande com um novo design, que também pode incluir duas mesas retráteis integradas e uma conexão de antena para um telemóvel adicional, dependendo do mercado.

Outra opção de equipamento que se pode tornar muito útil, especialmente para as versões Executive que são utilizadas frequentemente com motorista, é a última geração do sistema de entertenimento para os lugares traseiros, o Porsche Rear Seat Entertainment. Os ecrãs de 10,1 polegadas integrados em suportes específicos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros permitem desfrutar de uma enorme qualidade de imagem, mas a grande vantagem é que podem ser retirados de forma a serem utilizados como tablet fora do veículo ou, se necessário, transformar a secção traseira do Panamera num centro de trabalho totalmente digital.

Com a chegada destas novas versões de 330 cv e das variantes Executive, a gama Porsche Panamera fica composta por dez versões diferentes. Em Portugal, já com impostos incluídos, os preços são: 108.546 euros (Panamera); 112.989 euros (Pananera 4); 123.548 euros (Panamera 4 Executive); 123.086 euros (Panamera 4E-Hybrid Executive); 149.410 euros (Panamera 4S Executive) e 202.557 euros (Panamera Turbo Executive).

scroll up