A Volvo quer produzir camiões autónomos e elétricos

14 setembro 2018

Depois de ter apresentado uma proposta para os automóveis do futuro, com o 360c, o Grupo Volvo está a desenvolver um sistema no qual os camiões elétricos autónomos são coordenados a partir de um centro de controle para garantir um transporte de mercadorias tão eficiente e seguro.

A nova solução de transporte de mercadorias da Volvo é um camião autónomo, chama-se Vera, não tem cabine de condutor e foi revelado este mês na Innovation Summit, do Grupo Volvo, em Berlim. Pretende ser o primeiro de uma nova geração de veículos elétricos autónomos que estão conectados a um centro de controle de transporte.

O centro de controle monitoriza parâmetros como a localização de cada veículo, carga e nível de carga da bateria, usando esses dados para garantir que a logística geral da frota, bem como o fluxo de mercadorias e veículos, sejam efetivamente os mais eficientes possíveis. O sistema destina-se a ser utilizado em áreas caracterizadas por distâncias curtas, grandes volumes de carga e alta precisão de entrega, por exemplo, entre centros logísticos.

"Este é mais um resultado das soluções empolgantes e inovadoras com as quais estamos a trabalhar na área de automação, eletromobilidade e conectividade", afirma Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Volvo Group. "Este veículo mostra o expertise do Grupo Volvo e o empenho no desenvolvimento tecnológico."

Uma vez desenvolvida a mais avançada tecnologia para os autocarros elétricos da Volvo, o Grupo Volvo pode adaptar a tecnologia a diferentes categorias de veículos, como camiões, máquinas de construção e aplicações marítimas e industriais. Paralelamente, o Grupo Volvo realizou, durante muitos anos, uma pesquisa aprofundada sobre veículos autónomos e apresentou vários exemplos de veículos-conceito autónomos.

“Esta revelação o Grupo Volvo numa posição única para o desenvolvimento de soluções de transporte da nova geração. Agora continuamos a perseguir o desenvolvimento num ritmo acelerado ”, diz Lars Stenqvist. A nova solução de transporte de mercadorias será desenvolvida em estreita cooperação com clientes.

scroll up