Baterias que carregam em 5 minutos 480 km

06 junho 2018

A StoreDot é uma empresa israelita que ambiciona revolucionar a mobilidade elétrica através da produção de baterias que em apenas cinco minutos de carregamento garantem uma autonomia de 480 km, ou seja, qualquer coisa como 96 km de autonomia por minuto, tornando esta operação “numa experiência muito semelhante à de atestar um depósito”, como se lê no site daquele fabricante.

Com esta tecnologia, a StoreDot quer fazer a diferença numa altura em que os veículos elétricos chegam até aos 300 km de autonomia em alguns utilitários e pequenos familiares, com o carregamento completo das baterias a exigir em muitos casos mais de 24 horas nas tomadas convencionais.

Sem querer revelar muitos pormenores acerca desta tecnologia, a StoreDot explica que a FlashBattery (bateria que carrega de forma quase instantânea) usa uma “combinação de camadas de nanomateriais e compostos orgânicos”, e que ao contrário das baterias de iões de lítio tradicionais não contém grafite, um material que não permite o carregamento rápido.

A FlashBattery consiste em vários cartuchos que compõem um módulo. Os módulos são depois combinados para criar o pack de baterias. De acordo com a empresa, a fase de testes vai arrancar para o ano, sendo que o plano é introduzir estas baterias num modelo de produção daqui a três anos. Além dos automóveis poderá também vir a ser usada em telemóveis, computadores e outros aparelhos.

A StoreDot afirma ainda que as suas novas baterias não vão fazer disparar o preço dos carros elétricos. Mas, para se salvaguardar da promessa, faz desde já depender o custo do volume de produção.

scroll up