Citroën C-Elysée renova êxito do passado

15 novembro 2016

A Citroën levantou o véu sobre o seu novo C-Elysée,  uma berlina de três volumes de abrangência internacional que representa um verdadeiro sucesso para a marca desde o seu lançamento no final 2012.

O seu design evolui hoje com a adoção de uma nova secção frontal mais estatutária, de faróis traseiros 3D, novos embelezadores e uma nova jante de liga leve de 16”, além de duas novas cores exteriores. Conhecido pelo seu conforto e habitabilidade, o modelo vê-se enriquecido com um conjunto de tecnologias que facilitam a condução, graças ao Citroën Connect Radio e ao Citroën Connect Nav 3D, com touchscreen de 7”. A sua comercialização inicia-se no primeiro trimestre de 2017.

Atraente e equilibrado, o novo C-Elysée foi concebido para valorizar a sua imagem de três volumes, agora uma nova secção dianteira, completamente redesenhada. O seu novo pára-choques permite-lhe adotar os códigos estilísticos da marca nas berlinas internacionais e expressar um maior estatuto, robustez e amplitude.

A nova grelha e os chevrons cromados estendem-se, fundindo-se com os faróis dianteiros, projetores que foram completamente redesenhados. Não só ganharam volume como cada um integra dois cones cromados que lhe dão um toque de modernidade. Esta continuidade entre a grelha e o sistema de iluminação aumenta a perceção da largura do modelo, impressão que é ainda reforçada na parte inferior do pára-choques pela entrada de ar horizontal que se junta aos novos faróis de nevoeiro. Este conjunto de peças garante ao modelo um melhor posicionamento visual, reforçando os seus níveis de proteção. Por fim, uma nova assinatura luminosa em LED foi colocada acima dos faróis de nevoeiro para reforçar a assinatura da nova frente, dando-lhe um cunho decididamente mais estatutário.

Na secção traseira, o C-Elysée adota faróis de efeito 3D, caraterísticos da assinatura de luz traseira da Citroën. Eles permitem também reforçar a perceção da largura do modelo e reforçar a sua elegância. Visto de lado, são duas as novas propostas disponíveis na medida de 16”, nomeadamente novos embelezadores 3D a duas cores e uma jante de liga leve «San Diego». Ambas as soluções foram projetadas para reforçar a dinâmica e o contraste da silhueta, sendo coerentes com a valorização transmitida pela nova secção frontal. Esta nova silhueta pode revestir-se de dois novos tons, mais modernos, um Azul Lazuli, que substitui o Azul Teles, e um Cinzento Acier que substitui o Cinzento Aluminium.

No interior, o painel de bordo é opulento e integra uma faixa de decoração na frente do passageiro dianteiro, declinada de acordo com o nível de acabamento. Todos os materiais foram escolhidos para proporcionar elegância, robustez e facilidade de manutenção. O painel de bordo evoluiu para destacar o novo touchscreen de 7”, solução que adiciona modernidade a este novo C-Elysée, integrado-o na sua época. Por fim, o cluster de instrumentação evolui, adotando um novo grafismo nos mostradores com maior clareza e caráter. Nas versões mais equipadas da gama surge, no meio do cluster, uma nova matriz a branco que reúne as informações de condução.

Reconhecido no domínio do conforto e habitabilidade, o novo C-Elysée beneficia de toda a especialização da marca em termos de ligações ao solo, de qualidade e tecnologia, tornando as viagens confortáveis independentemente do piso. Mantendo um exterior compacto, oferece um espaço digno dos maiores veículos de maior dimensão e uma grande bagageira, com 506 litros de capacidade. O Citroën C-Elysée é um sedan moderno e espaçoso, definitivamente elegante e robusto. Conta ainda com uma câmara de visão traseira e as mais recentes gerações de áudio e de navegação, conectadas através do touchscreen de 7”:

Este equipamento inclui as seguintes funções: telefone com tecnologia Bluetooth (acesso aos dados do telefone e gestão de chamada dupla), sistema multimédia com a possibilidade de ouvir músicas armazenadas no smartphone, capacidade de encontrar as apps do seu smartphone através do Mirror Screen (Android Auto & CarplayTM), multimédia com 4 altifalantes e rádio AM/FM (operado com comandos no volante). Para ainda maior facilidade de utilização, está agora disponível o sistema de reconhecimento de voz, permitindo uma interação com o telefone e Media.

Este novo C-Elysée irá contar com um leque de mecânicas de elevada performance com ofertas adaptadas às diferentes regiões do mundo onde é comercializado. No capítulo gasolina conta com o bloco PureTech 82, disponível com caixa de velocidades manual, ou VTi 115, com caixa de velocidades manual ou a caixa automática de 6 velocidades de última geração EAT6. A oferta diesel divide-se entre os motores HDi 92 e BlueHDi 100.

Produzido em Vigo (Espanha), o novo C-Elysée inicia a sua comercialização no primeiro trimestre de 2017. A versão produzida em Wuhan (China) também evolui de acordo com o estabelecido, devendo chegar ao mercado também naquele período.

scroll up