Elétricos unem Toyota, Denso e Mazda

29 setembro 2017

A Toyota, a Denso e a Mazda juntas querem acelerar o processo de desenvolvimento da tecnologia elétrica. Para isso vão dar origem a uma nova companhia em que os especialistas das três marcas vão trabalhar em conjunto para “assegurar a implementação eficiente dos projetos de desenvolvimento técnico conjunto”.

Com sede em Nagoya, Japão, a futura empresa denominada EV C.A. Spirit Co., Ltd, terá como objetivo acelerar os veículos elétricos para o campo da produção, considerando que essa tecnologia, que “carece ainda de ampla aceitação do mercado”, obriga a “investimentos enormes e a tempo de desenvolvimento para cobrir todos os mercado e segmentos de veículos, o que coloca os construtores individuais sob enorme pressão para responder à grande variedade de procura de veículos em todo o mundo”.

Mesmo reconhecendo que a tecnologia elétrica “é essencial juntamente com os veículos de pilha de combustível”, o acordo agora estabelecido entre as três empresas vai incidir nas várias tipologias de modelos, procurando acelerar o processo de desenvolvimento dos elétricos com recurso à tecnologia de planeamento e informação computacional da Mazda, à eletrónica da Denso e à plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) da Toyota.

A nova companhia será liderada por Shigeki Terashi, cabendo à Toyota a maioria do investimento (90%), cabendo à Mazda (5%) e Denso (5%) os restantes valores de participação. A EV C.A. Spirit Co., Ltd, estará aberta à participação de outras marcas ou companhias tecnológicas.

scroll up