Ford quer ter água potável dentro dos seus automóveis

28 março 2017

E se os carros pudessem ser uma fonte de água potável? Foi a pensar nisso que quatro engenheiros da Ford criaram o projeto On-the-Go H2O, qualquer coisa como “Água durante o caminho”, em tradução livre, e que consiste no reaproveitamento da água desperdiçada pelo sistema de ar-condicionado dos veículos.

Ao testarem este projeto aqueles engenheiros descobriram que um veículo mesmo em andamento pode produzir cerca de dois litros de água por hora que pode ser recuperada e canalizada para uma torneira instalada no habitáculo do carro. A água sai do condensador do sistema de ar condicionado e passa através do um filtro, ficando disponível para consumo dos passageiros. Uma boa ideia quando não se tem nenhuma garrafa de água à mão, e se quer matar a sede durante a viagem, no trânsito ou em áreas de difícil acesso.

O projeto que por agora se encontra em fase experimental foi inspirado num outdoor que os engenheiros da Ford viram em Lima, Perú, e que mostrava o mesmo princípio para fornecer água potável à população local.

scroll up