Lisboa é a cidade ibérica mais congestionada

21 fevereiro 2017

Pelo sexto ano consecutivo, a TomTom divulgou os resultados do Índice de Tráfego Global Anual, um estudo que analisa o congestionamento do trânsito em 390 cidades de 48 países, desde Roma ao Rio de Janeiro, passando por Singapura ou São Francisco.

Tal como no ano anterior, a Cidade do México voltou a figurar no primeiro lugar do ranking. Os condutores na capital mexicana passam (em média) 66% de tempo extra presos no trânsito a qualquer hora do dia (mais 7% do que no ano passado), em comparação com períodos de trânsito fluido ou sem congestionamento. Banguecoque (61%), na Tailândia, e Jakarta (58%), na Indonésia, completam o ranking das cidades mais congestionadas do mundo.

Analisando o histórico de dados da TomTom, chegamos à conclusão de que o congestionamento de trânsito subiu 23% desde 2008, isto a nível mundial.

No nosso País, as cidades dignas de registo são Lisboa (36%), Porto (27%), Coimbra (17%) e Braga (17%). Em relação a 2015, o tempo perdido no trânsito na capital portuguesa cresceu 5%, o que faz de Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica, tal como no ano anterior.

Ainda assim, Lisboa está longe de ser a cidade mais congestionada da Europa. O ranking do “velho continente” é liderado por Bucareste (50%), na Roménia, seguindo-se as cidades russas de Moscovo (44%) e São Petersburgo (41%). Londres (40%) e Marselha (40%) compõem o Top 5 do continente europeu.

scroll up