Mazda MX-5 RF recebe prémio de design “Red Dot”

06 julho 2017

Uma vez mais, a Mazda voltou a receber o prémio “Red Dot: Best of the Best”, atribuído ao seu MX-5 RF e ao design KODO – A Alma do Movimento. Foi a segunda vez que a quarta geração do MX-5 conquistou este galardão distingue a excelência em termos de design de produto.

Reagindo à conquista do troféu, Kevin Rice, diretor de Design da Mazda Europa, comentou ser “muito gratificante para todos nós na Mazda após o enorme esforço empregue na concepção do RF. A atual geração MX-5 foi um exercício de inovação, quer em termos de projeto, quer ao nível tecnológico, para que se mantivesse intacta a tradição Jinba Ittai – de “condutor-e-carro-como-um-todo” – de mais de um quarto de século”

Numa conjugação imaginativa de forma e função, o MX-5 RF conta com uma capota rígida retrátil, composta por três peças, fazendo-se a abertura elétrica e fecho em 13 segundos, numa sequência por si espectacular. Combina-se o aspecto práctico sob todas as situações atmosféricas, com a viagem de “cabelos ao vento”, que inspirou o original MX-5 “NA” de 1989.

Recorde-se que a Mazda já conquistou seis prémios Red Dot, todos atribuídos a modelos assentes na filosofia de design KODO: o Mazda CX-3 e o Mazda2 alcançaram-no em 2015, em conjunto como MX-5 soft-top; em 2014 foi o Mazda3 a garantir um troféu; em 2013 foi o Mazda6 a conquistar os jurados.

Os critérios para a candidatura a um prémio Red Dot incluem aspectos de inovação, funcionalidade, ergonomia, conteúdo simbólico e emocional, qualidade intrínseca e compatibilidade ecológica.

scroll up