Modelos Ford estão atentos aos buracos na estrada

20 fevereiro 2017

Em toda a Europa, as estradas com piso em mau estado contribuem para mais de um terço de todos os acidentes de viação anualmente. Em 2011 registaram-se 20 milhões de buracos nas estradas europeias, mas apenas metade destes foram reparados, um custo que se estima em mais de 1,2 mil milhões de euros.

Um mapa virtual criado em ‘crowdsourcing’, revelado hoje pela primeira vez pela Ford, poderia, contudo, poupar reparações muito dispendiosas. Encontra-se atualmente em processo de desenvolvimento e os testes terão início ainda este ano. O mapa mostrará aos condutores, em tempo real, onde se encontram os buracos, qual o seu grau de perigo e sugerem rotas alternativas.

Alguns modelos da Ford, como o Galaxy, Mondeo e S-MAX, já utilizam sensores a bordo para Controlo de Amortecimento Contínuo com Mitigação de Buracos, detetando-os com recurso aos sensores e ajustam a suspensão para ajudar a reduzir qualquer dano potencial. A par disso, está ainda a ser desenvolvido um sistema de suspensão ativa para reduzir maciçamente a gravidade dos ressaltos e dos pisos em mau estado.

scroll up