Nissan com soluções inovadoras para condução autónoma

21 março 2017

Apenas algumas semanas após demonstrar a avançada tecnologia de condução autónoma em estradas públicas na Europa, a Nissan estreia-se na CeBIT, a maior exposição digital da Europa, onde apresenta inovações que têm como objetivo revolucionar o futuro do mundo automóvel.

No centro da sua presença na CeBIT, a Nissan irá apresentar outra das suas inovações: o sistema de Mobilidade Autónoma Contínua (SAM) que foi demonstrado no início deste ano no CES. 

Desenvolvido a partir de tecnologia da NASA, o SAM combina a inteligência artificial no veículo com o suporte humano, para ajudar a que os veículos autónomos tomem decisões em situações imprevisíveis como acidentes, obras na estrada ou outros obstáculos. Com o SAM, o veículo autónomo torna-se consciente de quando deve tentar gerir a situação por si próprio e quando deve procurar assistência humana. Saber como lidar com estas situações será fundamental para materializar um futuro de condução completamente autónoma.

A presença da Nissan na CeBIT vem no seguimento de um importante marco no desenvolvimento da companhia da sua tecnologia de condução autónoma, durante a qual a Nissan organizou a primeira demonstração pública europeia da sua tecnologia, em fevereiro deste ano, em Londres.

A Nissan aproveitou também para confirmar que a primeira fase da inovadora tecnologia de condução autónoma, designada ProPILOT, será disponibilizada no lançamento do novo Nissan Qashqai, este ano, e na segunda geração do Nissan LEAF. Esta tecnologia permite a condução autónoma em faixa única em autoestradas e já se encontra disponível no Nissan Serena, lançado no Japão durante o ano passado.

Nos próximos anos e até 2020, a tecnologia de condução autónoma da Nissan vai oferecer níveis crescentes de autonomia, com o sistema a ser inclusivamente capaz de lidar com o tráfego em cruzamentos urbanos.

scroll up