Novo airbag vai proteger passageiros se o carro capotar

08 janeiro 2018

A Hyundai está a desenvolver um airbag para proteger os ocupantes dos veículos em caso de capotamento. Chama-se Hyundai Mobis e, se vier a equipar os futuros modelos da marca sul-coreana, vai completar o sistema de segurança passiva já existente para reduzir as consequências de um embate direto, seja ele frontal ou lateral, minorando as lesões ao nível da cabeça, no tronco ou nos membros inferiores.

Com esta nova proposta, a Hyundai quer agora proteger a zona dos tejadilhos panorâmicos, cada vez mais populares em diversos segmentos do mercado. O projeto encontra-se ainda em fase de desenvolvimento mas a solução já foi patenteada pelo fabricante que está a colaborar com a Hyundai.

Também já foram feitos testes que mostraram a eficácia do sistema para minimizar os efeitos de um capotamento, limitando os traumas mortais do impacto da cabeça com o vidro do tejadilho.

O novo airbag foi concebido para ser alojado na parte traseira do veículo, onde fica instalada a almofada e o sistema pirotécnico de ativação do enchimento, ao mesmo tempo que a almofada se estende ao longo da parte superior do habitáculo. Segundo os responsáveis, são necessários apenas oito centésimos de segundo com um ângulo anormal de inclinação do veículo para que o Hyundai Mobis seja ativado na previsão do capotamento.

scroll up