Novo Opel Zafira continua a ser referência no segmento

11 janeiro 2019

O nome Zafira é sinónimo de monovolume prático e versátil. Vinte anos decorridos sobre o lançamento do primeiro modelo, a Opel dá continuidade à linhagem Zafira com uma quarta geração, proposta em três variantes com comprimentos diferentes: a “pequena” de 4,60 metros, a “média” de 4,95 metros e a “grande” de 5,30 metros.

Com estreia mundial agendada para dia 18 de janeiro no Salão de Bruxelas, o Zafira Life vai ter uma versão 4x4 desenvolvida pelos especialistas da Dangel e mais tarde, em 2021, surgirá a versão elétrica a bateria, que marca mais um passo no percurso da eletrificação que a Opel está a traçar para a sua gama.

Este novo modelo está dotado de uma série completa de sistemas de assistência à condução; a zona em frente do veículo está monitorizada por uma câmara e por um radar, capaz de reconhecer peões e de acionar a travagem de emergência a velocidades até 30 km/h. O sistema de manutenção de faixa e o alerta de cansaço do condutor também contribuem para importantes níveis de segurança. Inédito neste segmento da marca é o head-up display policromático que apresenta a velocidade, a distância para o veículo de frente e as indicações de navegação.

A visibilidade a toda a volta é uma das qualidades mais apreciadas em veículos de dimensões consideráveis, especialmente no trânsito citadino. Também neste aspeto, o Zafira reforça a segurança – nas manobras mais exigentes o condutor é alertado por sensores colocados nos para-choques dianteiro e traseiro para a existência de obstáculos e todo o género. A imagem captada pela câmara traseira é mostrada no espelho retrovisor inteiro ou no ecrã de sete polegadas da consola central, neste caso, com ângulo 180 graus vistos de cima.

scroll up