Opel Ampera-e, o automóvel elétrico por excelência

14 fevereiro 2017

A Opel reclama para o seu novo modelo elétrico Ampera-e o título de “Das Elektroauto” ou O Automóvel Elétrico graças à sua autonomia anunciada de 520 km (norma NEDC).

Espaçoso, o Ampera-e é um familiar compacto de 4,17 metros com capacidade para transportar até cinco passageiros e 381 litros de bagagem (1274 litros com os bancos traseiros rebatidos). Na verdade, o interior do Ampera-e é maior do que o de vários automóveis convencionais inseridos no mesmo segmento de mercado.

Este modelo está equipado com uma a bateria de iões de lítio com capacidade de 60 kWh, possibilitando uma carga rápida de corrente contínua (DC) a 50 kW num posto público de recarregamento, com a duração de 30 minutos, o bastante para lhe acrescentar 150 km de autonomia.

As modernas tecnologias também estão presentes no que toca a sistemas de assistência. O ‘Advanced Park Assist’ - Identifica espaços de estacionamento paralelos ou perpendiculares e estaciona automaticamente o Ampera-e. O condutor apenas tem que operar os pedais. A visualização das manobras é facilitada através de uma câmara traseira com ângulo de cobertura de 130 graus.

São vários os sistemas de apoio à condução neste modelo, cujo funcionamento tem o objetivo de garantir que o Ampera-e mantém uma distância segura para o veículo da frente, ou que não sai da faixa de rodagem, prestando útil apoio ao condutor, incluindo travagem automática em situação de emergência.

O novo elétrico da Opel é ainda um expoente da atual era digital. As operações mais essenciais são efetuadas através do grande ecrã tátil de 10,2 polegadas, qual ‘tablet’. Toda a informação importante sobre o funcionamento do automóvel e as condições exteriores podem ser apresentadas neste painel.

O sistema IntelliLink-e de informação e entretenimento permite a integração de ‘smartphones’ no sistema do automóvel, através do Apple CarPlay e do Android Auto. Estes dispositivos pode inclusivamente ser recarregados sem recurso a cabos. Funcionalidades como controlo por voz, interfaces USB e Bluetooth estão também asseguradas. O Ampera-e disponibilizará ainda um sistema de som Bose com subwoofer, que se revelará particularmente especial num automóvel tão silencioso.

A sofisticada oferta digital é completada com a nova aplicação myOpel. O utilizador pode comandar várias funções do Ampera-e à distância, a partir de um ‘smartphone’ ou ‘tablet’, tal como em qualquer outro modelo Opel equipado com OnStar. Mas a ‘app’ especial explora em pleno as vantagens de possuir um automóvel elétrico, podendo, por exemplo, ligar o pré-aquecimento ou o pré-arrefecimento do habitáculo, esteja ou não o automóvel a ser recarregado.

Com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a aplicação myOpel é ainda uma ajuda preciosa no planeamento de viagens mais longas, designadamente no que diz respeito a identificação de postos de recarregamento a utilizar.

scroll up