Opel OnStar presente em mais países da Europa

11 novembro 2016

O sistema OnStar da Opel, verdadeiro “anjo da guarda” para os utilizadores da marca em caso de acidente ou furto, alarga-se a mais 18 países, principalmente na região nórdica e de leste. E disponibiliza em Portugal o serviço Wi-Fi a bordo dos veículos através da ligação 4G LTE à internet.

Em caso de acidente, o veículo acciona os seus sensores que alertam automaticamente o operador daquele sistema que faz chegar ao local os serviços de emergência. Enquanto não chegam, o operador OnStar mantém-se em contacto permanente com o utilizador acidentado através da comunicação de voz maõs-livres do automóvel.

No caso de furto, o Opel OnStar ajuda na recuperação do veículo garantindo útil apoio às autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição, enviando um sinal de comando à gestão eletrónica do automóvel que impede que o motor arranque de novo logo depois de ter sido desligado.

Programar facilmente o sistema de navegação do automóvel é outra das valências do OnStar. No caso do telemóvel, basta inserir o endereço de destino e enviá-lo para o veículo tocando num comando de ecrã. Depois de estacionar, este sistema permirte ainda ao utilizador poder tomar nota diretamente no telemóvel do local exato de parqueamento e até guardar uma fotografia, que o ajudará depois a encontrar o veículo. Para controlar o tempo do parquímetro, o OnStar da Opel faculta a inserção de horas e função de alerta de período expirado.

Desde que foi lançado há um ano, o centro de comando deste serviço já registou mais de 5,5 milhões de interações com utilizadores Opel. Que estabeleceram contacto através de telefone, da aplicação de telemóvel, do sítio de Internet do Opel OnStar, ou diretamente a partir da tecla azul do sistema na consola do automóvel.

Este sistema está disponível em todos os modelos Opel de passageiros, do citadino Karl ao topo de gama Insignia. Em Portugal, o OnStar faz parte do equipamento de série das versões mais equipadas dos modelos Adam, Corsa, Mokka X, Astra, Zafira, Insignia e Cascada. Nas restantes, em opção, é proposto ao preço de 490 euros.

Os serviços de resposta automática em caso de colisão, assistência de emergência 24 Horas, assistência em viagem e em caso de furto, aplicação para smartphone e descarregamento de destinos de navegação, não têm custos no primeiro ano de utilização. Depois, a assinatura anual dos serviços On Star tem um valor de 99,50 euros. O serviço de diagnóstico mensal e respetivo envio por e-mail, permanece disponível durante mais de quatro anos, sem custos.

scroll up