Opel revela terceira geração do Vívaro

23 janeiro 2019

Com versões de diferentes dimensões e uma longa lista de tecnologias inovadoras, o novo Vívaro está mais apto do que nunca a lançar-se a uma vasta série de géneros de trabalho. Está assente numa plataforma moderna, que disponibiliza uma gama completa de variantes, que podem ser encomendadas a partir do segundo trimestre de 2019 - furgão fechado Cargo, ‘crew cab até seis lugares, chassis-cabina e uma variante Combi de passageiros. Pela primeira vez, o modelo tem a oferta de três comprimentos: 4,6 m, 4,95 m e 5,3 m. Com capacidade até 6,6 m3, consegue transportar até 1400 kg de carga - mais 200 kg que o modelo anterior. O mesmo se aplica à capacidade de reboque, que aumenta 500 kg, para um total de 2500 kg.

No habitáculo do novo Vívaro, condutor e passageiros sentem-se como se estivessem num automóvel de passageiros. Vários sistemas de assistência à condução, como o ‘head up display’, a câmara traseira 180º, o alerta de colisão dianteira iminente, a travagem automática de emergência e o programador de velocidade simplificam a utilização do furgão. Com bancos colocados em posição ergonómica, todos os comandos estão visíveis e ao alcance fácil do condutor. A conetividade com o exterior é assegurada por avançados sistemas de informação e entretenimento.

Em 2020, o leque de motorizações eficientes do Vívaro será alargado com a chegada de uma versão elétrica a bateria. A Opel iniciará, desta forma, a eletrificação da sua gama de veículos comerciais ligeiros. O novo Vívaro elétrico não estará apenas apto a trabalhar em cidades ou nos subúrbios, mas será igualmente capaz de cobrir as tão discutidas entregas de ‘last mile’ (última milha) nos centros urbanos.

A versatilidade começa no acesso ao veículo. Para abrir as portas laterais deixa de ser necessário pousar objetos, bastando fazer um movimento do pé para acionar a abertura elétrica automática. Sublinhe-se que as portas de correr controladas por sensores são oferecidas pela primeira vez na nova geração.

O Vívaro dispõe de sensores de ultrassons à frente e atrás, que avisam para obstáculos nas manobras a baixa velocidade e alertam para a presença de veículos nos ângulos cegos laterais. Dependendo do nível de equipamento, as imagens captadas pela câmara traseira são mostradas no espelho retrovisor interior ou no ecrã de sete polegadas da consola central.

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