Portugueses são dos que mais usam o carro na Europa

18 setembro 2019

Mais de 83% das viagens realizadas por europeus, em 2017, foram feitas com recurso ao carro, revelam os dados divulgados pelo Eurostat.

Das contas feitas pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o segundo país que mais recorre ao automóvel como meio de transporte preferencial é Portugal. Diz aquele organismo europeu que 88,5% das deslocações em território português são feitas de carro. Apenas a Lituânia supera o nosso país, com 91,1% das deslocações realizadas naquele meio de transporte.

Muito longe dos valores conquistados pelo automóvel vem o autocarro, o segundo meio de transporte mais usado na Europa (8,8%). Neste campo, cabe à Hungria liderar na sua utilização (21,1%). Já em Portugal apenas 7,1% das deslocações são feitas através deste meio, o que confere o penúltimo lugar na tabela.

A fechar o top 3 dos meios de transporte mais usados pelos europeus surge o comboio, que perfaz 7,9% dos percursos efectuados. E é na Áustria onde mais se anda de comboio (11,9%). Em Portugal, apenas 4,3% das viagens são feitos em caminhos de ferro, mas aqui o País já fica sensivelmente a meio da tabela, havendo ainda 14 países que apresentam valores bem mais baixos do que os portugueses.

Estes são dados que, mais uma vez, confirmam as conclusões do Estudo do Condutor Português realizado pelo Observatório ACP, o maior inquérito sobre os hábitos e opções dos automobilistas nacionais levado a cabo até agora. 

O estudo conclui que "os portugueses estão cada vez mais adeptos do carro", sendo que "três em cada quatro condutores conduzem diariamente, sendo, também, a quase totalidade, condutores de veículos ligeiros: "47% dos condutores faz entre 50 a 200 km por semana".

As razões apontadas para o uso do carro em detrimento dos transportes públicos - 78% dos inquiridos opta por usar o automóvel nas suas deslocações casa-trabalho, - prende-se com a sua flexibilidade, sobretudo quando há percursos intermédios, como levar crianças à escola ou jardim-de-infância. 

scroll up