Portugueses são os que menos usam transportes públicos

06 setembro 2018

Os portugueses são os europeus que menos usam os comboios e os autocarros nas suas deslocações. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, Portugal está muito abaixo da media da União Europeia no que diz respeito ao uso dos transportes públicos, ficando apenas à frente da Lituânia. Dados que estão em linha com estudos do Observatório ACP e do INE, que revelam a clara preferência dos portugueses pelo transporte particular. A falta de pontualidade, pouca frequência e o tempo de viagem são as causas principais apontadas pelos portugueses para não usarem os transportes públicos.

Situação que explica a informação recolhida pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia: do total de quilómetros percorridos pelos portugueses em 2016, apenas 10,9% foi com recurso aos transportes públicos, um valor que fica bem distante dos 17,1% referentes à média europeia.

No que diz respeito ao comboio, apenas 4,2% dos portugueses o escolherem para se fazerem transportar, revelando um contraciclo face ao resto da europa, onde a procura está nos 7,7%, um valor tem vindo a crescer desde 2000. Já o uso do autocarro ficou-se nos 6,7%, longe também dos 9,4% da média europeia.

A oferta ineficaz de transportes públicos acompanhada da falta de estacionamento à entrada das cidades explicam também estes resultados. Mais ainda quando revelam que para os portugueses o preço não é um fator decisivo na hora de optar pelo transporte público.

scroll up