Seat aposta em serviços Minimó

27 fevereiro 2019

Minimó foi desenvolvido para juntar o melhor de dois mundos: a segurança e conforto do automóvel com agilidade e a facilidade de estacionamento de uma moto. No desenvolvimento deste concept car 100% elétrico e com capacidade para duas pessoas, foi decidido integrar o sistema de ‘battery swap’, que permite a recarga completa do veículo em poucos minutos e assegura uma autonomia superior a 100km. Este sistema inovador, por não obrigar a levar os veículos até aos pontos de recarga, permite reduzir os custos operativos de carsharing em até 50%.

O veículo, com 2,5 m de comprimento e 1,2 m de largura, ocupando 3,1 metros quadrados em vez dos 7,2 de um automóvel normal, reduz consideravelmente a pegada ecológica na cidade. O Minimó pode ser estacionado nos lugares reservados para motos e, quando em circulação, duas unidades juntas ocupam o mesmo espaço de um automóvel de tamanho médio.

O Minimó também é um veículo hiperconectado com 5G integrado que proporciona uma experiência digital fácil e cómoda para o utilizador com base numa chave ‘Digital Access’, e com Android Auto no painel do veículo que permite aos ocupantes conectar os seus dispositivos móveis sem necessidade de cabos ou fichas. Entre outras funções, o veículo reconhece se o condutor tem 16 ou 18 anos para ajustar a sua velocidade máxima a 45 ou 90 km/h, por exemplo. Além disso, com o Assistente da Google no Android Auto, o condutor pode concentrar-se na estrada e manter as mãos no volante enquanto interage com o veículo através da voz para obter respostas, gerir tarefas e controlar os dispositivos”, partilhou Luca de Meo na conferência de imprensa.

Além disso, dando um enorme passo na melhoria da experiência de utilizador de um Minimó, a SEAT e a Google estão a colaborar para implementar uma solução inovadora que permite uma conectividade completamente fluída, fácil e intuitiva, com a qual o utilizador pode aceder às funcionalidades e apps do seu telefone de forma natural e diretamente a partir do ecrã do veículo.

O aliado das cidades

Com um concept car como o Minimó, a SEAT procura contribuir para a redução da pegada dos veículos nos núcleos urbanos. Com base neste objetivo, a empresa começou a trabalhar junto dos administradores municipais para conhecer as suas opiniões e necessidades específicas

Como consequência deste trabalho conjunto, a SEAT analisará as possibilidades de integrar as propostas das autoridades públicas e dos cidadãos no desenvolvimento do veículo e na procura de soluções com uma finalidade comum: melhorar a mobilidade urbana.

Líder na estratégia de mobilidade do Grupo Volkswagen

Depois do lançamento do e-Kickscooter eXS powered by SEGWAY e com a apresentação internacional do concept Minimó, a SEAT foi eleita a marca líder no seio do Grupo Volkswagen para a definição da estratégia e oferta de produtos destinados à micromobilidade urbana. 

Nas palavras de Luca de Meo, “a micromobilidade, ou seja, as deslocações inferiores a 10km, representam hoje cerca de 60% do total. É um negócio com grande potencial para um fornecedor de mobilidade como o que pretendemos vir a ser. Temos a missão de criar ideias e produtos desenhados para trajetos curtos. O Grupo Volkswagen e as suas diferentes marcas usarão as nossas soluções em todo o mundo. A SEAT está na melhor posição para liderar esta estratégia, primeiro porque estamos inseridos num meio metropolitano como Barcelona, e em segundo lugar porque esta cidade tem uma grande tradição no desenho e produção de veículos de duas rodas”.

scroll up