Toyota apoia circum-navegação a hidrogénio

04 julho 2018

Lançado em 2017 em Saint-Malo, França, o Energy Observer é mais do que um barco. É uma forma de comunicar mensagens positivas e inspiradoras, além de apresentar soluções energéticas amigas do ambiente. O Energy Observer apresenta tecnologias que vão apoiar as redes de energia de amanhã para torná-las eficientes e aplicáveis em grande escala. É este modelo, baseado em várias fontes de energia renováveis e armazenamento que a equipa da Energy Observer irá promover na sua tournée mundial.

Tal como na viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, esta viagem é uma odisseia. Num desafio simultaneamente humano e tecnológico, o Energy Observer irá navegar durante seis anos para testar a tecnologia a bordo em condições extremas, levando o primeiro barco de energia autónoma à volta do globo. Além disso, a equipa liderada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, também procura soluções para promover e liderar uma transição energética ecológica.

O hidrogénio está no centro do projeto Energy Observer, sendo a principal razão para a participação da Toyota Motor Europe nesta aventura pelos mares. O hidrogénio a bordo da embarcação, permite uma vantagem considerável em termos de peso (cerca de 50%) quando comparado a uma solução de armazenamento exclusivamente a baterias.

Após ter navegado junto a França e à Península Ibérica em 2017, a embarcação está a percorrer o mediterrâneo, seguindo depois para o norte da Europa em 2019. O Energy Observer tem por objetivo chegar a Tóquio a tempo do Jogos Olímpicos de 2020.

A Toyota tem sido pioneira na tecnologia de hidrogénio nos últimos 20 anos, ao realizar testes em condições exigentes para garantir que o hidrogénio possa funcionar como uma alternativa prática de combustível. O hidrogénio permite um reabastecimento rápido, uma autonomia significativa e uma ótima experiência de condução sem emissões, e a pilha de combustível ajuda a locomover carros, autocarros, camiões e até mesmo empilhadores.

Durante a sua expedição, a equipa do Energy Observer está a produzir um documentário sobre soluções fiáveis e concretas em todo o mundo. A sua viagem e descobertas serão transmitidos através de uma série de 8 episódios no Planète + no outono, e também uma série para redes sociais.

scroll up