Toyota Mobility Foundation quer melhorar a mobilidade urbana

30 maio 2018

A Toyota Mobility Foundation está a colaborar com o Instituto Alan Turing para o desenvolvimento de um projeto que visa transformar a forma como a gestão de tráfego é feita nas cidades. O objetivo deste novo projeto, chamado "Otimização do fluxo em sistemas de mobilidade com inteligência artificial (IA)", que faz parte do novo programa de IA do Instituto Turing, é promover a transição de sistemas estáticos de gestão de tráfego para sistemas otimizados, mais dinâmicos e a funcionar em tempo real, tendo em conta os diferentes tipos de mobilidade.

Além da integração de um sistema de IA para controlo dos semáforos em meio urbano, o projeto propõe também a criação de uma plataforma para manipulação interativa de dados, com o objetivo de monitorizar e prever a evolução do tráfego, e testar diferentes cenários de gestão desse tráfego.

Encontrar mecanismos que permitam, numa colaboração conjunta entre operadores de frotas e as próprias cidades, a partilha dados sobre as principais causas de congestionamento de tráfego ou níveis de poluição e dessa forma oferecer itinerários alternativos para facilitar a mobilidade entre todos os cidadãos é outro dos pontos em estudo no referido projeto.

scroll up