Citroën expõe modelos históricos no Salão Rétromobile

10 fevereiro 2017

Do “Escaravelho de Ouro” (Citroën B2), da década de 20, ao novo concept Hyfen inspirado na Space Tourer, a Citroën conta um pouco da sua história expondo alguns modelos que fizeram história.

Citroën Type H

Um dos modelos presentes é a famosa carrinha Type H que surgiu há 70 anos e foi concebida a partir do 2CV. Muito popular por ter sido utilizada como “food truck” em toda a Europa foi fabricada até 1981, mostrando como um ícone da indústria automóvel consegue perdurar no tempo atravessando gerações. Continua a ser um símbolo de tendência dentro do conceito de “street food”.

Citroën C4

O C4 que resultou de uma evolução do B14 e que na época apresentava um design moderno (década de 30), serviu como ponto de partida para diversas variantes que surgiram, nomeadamente um modelo-grua.

Citroën TUB

O Citroën TUB foi o primeiro modelo de uma gama de veículos comerciais da marca do chevron e que antecedeu o já referido Tipo H. Começou a ser comercializado a partir de 1939 e foi considerado o percursos das varrinhas com tração dianteira. Distinguiu-se ainda por ser um modelo muito prático e a sua reduzida altura em relação ao solo permitia estar de pé no interior. Oferecia ainda uma cabine avançada e porta lateral deslizante que o tornava num veículo bastante versátil. A sua produção foi interrompida pela II Guerra Mundial.

 Citroën Traction Avant

Modelo emblemático do período que antecedeu guerra (1934), o Citroën Traction Avant trouxe importantes avanços que abriram caminho ao automóvel moderno. Dotado com carroçaria monobloco, oferecia uma ligeireza e aerodinâmica muito estudadas, além de proporcionar uma excelente capacidade de manobra e performance. Registou uma grande longevidade ao ter sido fabricando por mais de duas décadas.

 Citroën 2 CV

Comercializada desde 1951, a Citroën 2 CV ficou conhecida pela sua robustez e economia de consumos. Muito polivalente, foi um grande êxito comercial justificando a continuidade da sua produção até 1978.

 Citroën Méhari

Em maio de 1968, a Citroën revelou um modelo divertido e destinado ao lazer que se antecipava relativamente aos tempos de viriam a seguir: o Méhari. Desenvolvido sobre a plataforma da Dyane 6, este pequeno veículo ficou célebre pelas suas linhas frescas e descontraídas, além de ser prático e económico. O Méhari foi construído até 1987, para no ano passado voltar a ser relançado.

Citroën SpaceTourer Hyphen

Apresentado no ano passado em Genebra, o Citroën SpaceTourer Hyphen é um concept todo terreno de linhas coloridas e aventureiras que junta o universo das carrinhas e o dos SUV, sendo também é visto como uma interpretação inédita do Space Tourer.

 Citroën B2 modelo K1

Conhecido como “Escaravelho de ouro”, o Citroën B2 modelo K1 foi o primeiro veículo motorizado da história que efetuou a travesia do Sahara em 1922, numa expedição organizada por André Citroën para demonstrar a fiabilidade dos modelos da marca francesa.

scroll up