Ferrari 500 Mondial marcou o ano do ACP Clássicos

20 dezembro 2018

O ACP Clássicos terminou o ano em grande pela qualidade dos eventos que organizou e que fizeram as delícias dos apaixonados pelos clássicos. Uma das estrelas que mais se destacou foi um Ferrari 500 Mondial de 1955, propriedade de um português.

Considerado um dos mais raros modelos da marca, este 500 Mondial de 5 milhões de euros foi o grande vencedor do prémio Best of Show no Concurso de Elegância que integrou o Estoril Classics Week 2018, evento que durante uma semana, em formato inédito em Portugal, fez o Estoril recuar no tempo e viver a grande festa dos clássicos assistida por 65 mil pessoas.

Foi ainda dos Jardins do Casino Estoril que 55 clássicos partiram para mais uma edição do Rally ACP Clássicos, prova destinada a automóveis antigos desde os anos 40 até finais da década de 80 e “futuros clássicos”, modelos produzidos entre 1988 e 1997. Mais do que o espírito competitivo e velocidade, esta é uma prova lúdica que privilegia o prazer de condução por alguns dos mais bonitos troços à volta da capital, incluindo Sintra, Mafra e Sobral de Monte Agraço.

Entre o extenso programa do Estoril Classics Wheek 2018, contou-se o Rally de Portugal Histórico, uma prova de regularidade histórica que reuniu 87 equipas e nomes de peso dos ralis de outros tempos. Com passagem em Lousada e Fafe, dois troços que se estrearam na edição deste ano, a prova terminou com outra novidade – o regresso do Slalom do Autódromo do Estoril , uma etapa marcante nas edições dos anos 70 e 80 do Rally de Portugal, e ainda a célebre noite de Sintra.

A 13ª edição das 500 Milhas foi outro dos momentos altos entre os diversos eventos que o ACP Clássicos organizou em 2018. Sempre muito disputada desde a primeira edição em 2006, esta prova de regularidade em formato de maratona e com caráter mais competitivo, despertou a adrenalina dos todos, num percurso que levou 60 clássicos construídos até 1974 a passear pela Arrábida, Alcácer do Sal e Montemor, seguindo depois pela EN2, a nossa Route 66, até Castro Daire.

Com já é tradição, todos os anos o ACP Clássicos inclui no seu calendário de eventos o Passeio dos ingleses que este ano juntou mais de 160 automóveis de produção britânica, cujo ponto de partida foi a Praça de Londres em Lisboa com destino a Arraiolos. Um passeio em que os participantes puderam optar por uma rota mais desportiva até ao Kartódromo de Palmela, onde testaram o fator regularidade, mas outros preferiram seguir um percurso mais turístico apreciando as belezas naturais do trajeto, como a vila de Coruche ou do Açude do Gameiro. Os dois grupos viriam a reunir-se já a caminho do Monte da Ravasqueira, com visita ao Museu de Atrelagem daquela unidade de Enoturismo.

scroll up