Alén de regresso a Portugal e ao Autódromo

17 outubro 2017

Markku Alén, vencedor do Rally de Portugal por cinco vezes, participará no slalom comemorativo que fará parte do programa do Estoril Classic, uma atividade que se junta a inúmeras corridas de Fórmula 1 que decorrerão ao longo do fim-de-semana.

O evento que marca a agenda de 2017 do “Nosso Autódromo” – que celebra este ano o seu 45º aniversário – terá mais um motivo de interesse, uma vez que para lá dos diversos monolugares da categoria máxima e dos vários carros de Le Mans que marcaram a história do automobilismo, oferecerá ainda o espetáculo de um slalom comemorativo organizado pelo ACP.

O desafio que será realizado no dia 22 de outubro na recta da meta pelas 13h00, terá como referência o passado da nossa mais importante prova de estrada. Foi no Rali Internacional TAP de 1972 que o Autódromo do Estoril recebeu, pela primeira vez, os melhores pilotos do mundo de ralis, alguns meses após a sua inauguração.

Pouco depois da partida, sob uma chuva intensa, cumpriu-se uma prova especial de classificação na pista. Alguns dias depois, no final do rali, os sobreviventes voltaram à recta da meta, para o primeiro de muitos slaloms de consagração, perante uma bancada principal cheia.

Esta tornar-se-ia uma das grandes tradições do Rali de Portugal, abandonada quando o rali se passou a disputar no Norte, mas que se mantém viva no Rali de Portugal Histórico, também organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Markku Alén é o convidado de honra da organização e realizará a sua prova num Fiat 131 Abarth, modelo semelhante ao que utilizou quando venceu as edições de 1977, 1978 e 1981 do Rali de Portugal. O piloto iniciou a sua carreira em 1973 e venceu 19 provas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, o último dos quais o RAC, em 1989, aos comandos de um Lancia Delta Integrale.

Ao lendário finlandês juntar-se-á a vários pilotos portugueses convidados pela organização, permitindo ao público recordar momentos únicos na história do automobilismo nacional.

O programa oficial do Estoril Classic inicia-se no sábado, com uma corrida do FIA Master Historic Formula 1, realizando-se no domingo a segunda assim como a prova do FIA Master Historic Sports Car. Ao longo do fim-de-semana serão também realizadas provas do FIA Lurani Trophy, HGPCA FIA Formula 1 Pre-1966, Master 3 Horas e Iberian Touring & GT.

O acesso à bancada principal durante o fim de semana do Estoril Classic é gratuito, podendo ainda ser adquiridos bilhetes de paddock, cujo os preços começam nos 10€.

scroll up