Andrade na pole para as AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira

25 novembro 2016

Em busca da quinta vitória nas AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira, a formação liderada por Mário Andrade estabeleceu a melhor marca nos treinos cronometrados e assegurou a “pole-position” para a maratona que se no Terródromo de Fronteira. A formação do AC Nissan Proto foi a única a rodar abaixo dos dez minutos. Alexandre Andrade registou 9m54 e deixou Ricardo Porém, que foi o segundo mais rápido com o MMP Evo, a 19,19s. O terceiro tempo ficou para a única estrutura italiana presente nesta edição da prova, com Paolo Bachella a ceder quase meio minuto para Andrade.

A sessão de treinos cronometrados realizou-se durante duas horas durante a tarde de hoje. Depois da chuva da manhã, as equipas encontraram uma pista mais escorregadia, mas tiveram tempo seco durante a qualificação. Andre Bastet, que tinha o registo mais baixo no final dos treinos livres que abriram o programa competitivo, não foi além do oitavo lugar com o Propulsion Springbok. Já a formação vencedora da edição de 2015, liderada por Françis Lauilhe, garantiu, com o Sadev Oryx, o sexto posto na grelha de partida para as AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira que começam amanhã às 14 horas.

Para o responsável da equipa que obteve a pole-position, Mário Andrade, “o primeiro objetivo foi cumprido. Sair na frente não significa nada em termos de classificação. A corrida não está ganha, nem hoje, nem amanhã. Mas permite evitar a confusão”, explica. A formação luso-francesa procura o quinto triunfo nas AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira, o que constituiria novo recorde. “Vencemos em Paris, em Setembro, e queremos ganhar aqui no Alentejo. É uma prova espetacular”, sublinhou Mário Andrade.

O quarto registo nos cronometrados é do Propulsion Addax de Bertrand Vincendeau, enquanto o Nissan Fouquet de Thomas Prive, acabou o dia com o quinto tempo. Os melhores tempos foram realizados, como é habitual, logo nas primeiras voltas ao circuito de 17 quilómetros. A partir daí, as condições da pista deterioraram-se e o objetivo dos concorrentes passou por efetuar as últimas afinações para as 24 horas de corrida.

scroll up