Bottas vence GP do Azerbeijão e passa a liderar campeonato

28 abril 2019

Esta temporada a Mercedes só sabe ocupar os dois primeiros lugares do pódio. Uma vez ganha com Bottas, outra com o campeão do mundo Lewis Hamilton. No circuito urbano de Baku a equipa alemã conquistou mais uma dobradinha, com Bottas a subir ao lugar mais alto do pódio, depois de ter conquistado a "pole position”.

A Ferrari não chega para as encomendas, apesar dos esforços de Sébatian Vettel que foi 3º classificado no GP do Azerbeijão e de Charles Leclerc que chegou a passar pela liderança da corrida, vindo, no entanto, a perder a batalha dos pneus. Dos pneus queixa-se também Vettel, que teve dificuldades em colocar temperatura ideal nos pneumáticos do Ferrari. Quanto à Red Bull, a outra equipa de topo, perdeu Pierre Gasly, com problemas de motor e Max Verstappen, o melhor que conseguiu foi o 4º lugar, embora muito perto de Vettel.

Bottas teve pela frente uma corrida dura, dominando, no entanto, o circuito citadino de Baku, nunca deixando de ter o foco na vitória. Hamilton está na corrida pela revalidação do título, numa luta que terá de manter com o seu colega de equipa Valtteri Bottas, uma vez que a Mercedes não tem dado hipóteses neste arranque de temporada. Bottas comanda o campeonato, com Hamilton muito perto, num duelo interno que promete.

Depois das equipas dominantes, atrás do 5º lugar do Ferrari de Leclerc, ficou o Racing Point de Sérgio Perez que travou os McLaren de Carlos Sainz Jr, o 7º classificado e o de Lando Norris que terminou na 8ªa posição, à frente do Racing Point de Stroll e do Alfa Romeo de Kimmi Raikkonen. Depois do Azerbeijão, Bottas comanda com 87 pontos, seguido por Hamilton com 86. Vettel está em 3º com 52 pontos, seguido por Verstappen com 51 e por Leclerc com 47. Entre os construtores o domínio da Mercedes soma já 173 pontos, contra 99 da Ferrari e 64 da Red Bull.

scroll up