Kubica regressa aos comandos de um F1

07 junho 2017

Robert Kubica regressou ao volante de um monolugar de Fórmula 1 pela primeira vez em seis anos para levar a cabo um teste privado com a Renault Sport Formula One Team no circuito Ricardo Tormo, em Valência.

O polaco completou um total de 115 voltas com Renault E20 com especificações de 2012, avaliando a prestação do monolugar com diferentes cargas de combustível a bordo. Esta foi a primeira vez que Kubica rodou com um Fórmula 1 desde os testes de pré-época de 2011, na altura no mesmo traçado, mas com o Renault R31.

“Gostava de agradecer a todos por tornarem isto possível. Espero que tenha sido um bom dia para todos e talvez tenham visto algo do meu velho eu de 2010. Para mim foi um dia importante e muito emocional,” confessou Kubica, que sofreu grave acidente num rali antes do início da temporada de 2011.

“Foi um longo período longe do paddock e passei por momentos difíceis. Continuei a trabalhar arduamente e há alguns anos pensei que seria impossível. Tenho sentimos mistos, estou orgulhoso do que consegui aqui, mas isto também mostra o que perdi. Não sei o que o futuro me reserva, mas uma coisa sei: após um ano de preparação para isto, rodei com bom ritmo e de forma consistente em condições difíceis.”

“Condensámos um fim-de-semana de Grande Prémio num dia, o que foi interessante para o Robert. Ele mudou um pouco, não estava a puxar tão forte, nem a fazer perguntas sobre todas as alterações de afinação, mas os comentários e respostas que nos deu foi como uma viagem no tempo para nós,” reconhece Alan Permane, Diretor Desportivo da Renault.

scroll up