Lappi estreia-se a vencer

30 julho 2017

A correr em casa, Esappeka Lappi fez uma prova brilhante. O estreante da Toyota nem sequer atacou nas últimas quatro especiais do Rally da Finlândia, mas acabou por terminar com o Yaris WRC no primeiro posto da geral com uns confortáveis 36 segundos de margem para os demais. Com isso, Lappi tornou-se também no sexto vencedor diferente neste Campeonato do Mundo de Ralis de 2017.

Enquanto isso, atrás dele, Elfyn Evan foi o único a conseguir quebrar a hegemonia dos pilotos da casa. À partida para esta derradeira etapa era quarto, atrás de Lappi, Teemu Suninen (Ford) e Juho Hänninen (Toyota), mas o britânico não se resignou e foi à luta. Com prestações regulares, e beneficiando também dos contratempos dos dois finlandeses, o piloto do Fiesta WRC ’17 salvou a honra do convento da M-Sport ao terminar no intermédio do pódio.

Prestações inversas apresentaram Hänninen e Suninen. O piloto do outro Yaris WRC começou bem e até chegou a ganhar uma especial, mas o tempo perdido com um pequeno erro à partida para o Power Stage ditou a descida de segundo para terceiro mesmo ao cair do pano por meros 0,3 segundos de desvantagem para o inglês.

Já Suninen viu um resultado brilhante desmoronar-se nos dois últimos troços. Após um positivo segundo tempo na SS23, o piloto do Fiesta WRC ’17 cometeu um erro caro na especial seguinte; o pião ditou a queda direta de duas posições na geral, terminando o rali em quarto, a 1:01,5 da frente.

Craig Breen manteve-se como melhor piloto Citroën ao fechar o Top 5, enquanto Thierry Neuvelli não tirou grande partido da desistência do rival ao título Sébastien Ogier. O belga esteve sempre modesto ao longo do rali e não conseguiu melhor que o sexto posto final com o Hyundai i20 Coupé WRC. Junte-se a isso os três pontos do terceiro conseguido no Power Stage e Neuville só lidera a geral porque conta com mais uma vitória que o francês no Campeonato.

Ott Tänak (Ford), Kris Meeke (Citroën), Dani Sordo (Hyundai) e Mads Østberg (Ford) foram os restantes nomes da lista dos dez primeiros.

scroll up