Na Finlândia Ott Tanak controla um rali ao jeito da Toyota

28 julho 2018

A Toyota parece ter tudo controlado no Rali da Finlândia e Ott Tanak caminha a passos largos para mais uma vitória no WRC 2018, agora com 39 segundos de vantagem para o Citroen C3 de Mads Ostberg, que viu o a tática da Toyota resultar em pleno. O 2º dia de prova abriu com um Tanak dominador, ao vencer de rajada os 4 primeiros troços desta etapa. Latvala mantinha o ritmo certo, para garantir mais um lugar no pódio para a Toyota, ou até saltar para cima de Ostberg em caso de necessidade. Tanak é seguramente o homem do Rali da Finlândia, prova onde a Toyota é especialista, como comprovam mais 4 vitórias para a marca, nas passagens pelos troços da tarde de hoje, onde surgiu finalmente Esapekka Lappi a vencer 3 troços consecutivos, e a passar o Hyundai de Paddon, depois do Yaris de Latvala ter ganho a primeira especial de classificação da tarde.

E numa altura em que faltam apenas os 4 troços de domingo para terminar a prova, Tanak parece ter tudo teoricamente controlado, com a Toyota a mostrar vontade de ocupar os três lugares do pódio, mas com Mads Ostberg e a Citroen a resistirem aos ataques constantes dos Yaris. Ostberg está no 2º lugar a 39,0 segundos do líder Tanak, mas tem logo atrás de si mais dois Toyota. Latvala é o 3º classificado apenas a 5,4 segundos de Ostberg, e agora Lappi está no 4º lugar a 1m20,6 do comandante, e cheio de vontade de forçar uma posição no pódio, como demonstraram os resultados de hoje.

O melhor Hyundai continua a ser o de Hayden Paddon, que passou agora para a 5ª posição por troca com Lappi, estando, no entanto, a 1m29,6 de Tanak. A esquadra da Ford ocupa as três posições seguintes. Suninen é o 6º a 1m45,1 de Tanak, Ogier que estreia no seu Fiesta uma nova aerodinâmica traseira, é o 7º classificado já a 2m07,6 e Evans o 8º a 2m17,9. O outro Citroen C3 entregue a Breen está na 9ª posição 2m56,3, enquanto um desconcertante Neuville ocupa o 10º lugar a uns distantes 3m34,5 da liderança, à frente do outro Hyundai i20 de Mikkelsen. Entre os WRC2, a liderança pertence agora ao Skoda Fabia R5 de Eerik Pietarinen. Para domingo estão marcadas as 4 últimas especiais do Rali da Finlândia, onde se espera por uma vitória anunciada de Ott Tanak, por um ataque a uma dobradinha Toyota, ou até a um pódio completo, mas também a uma defesa cerrada do 2º lugar por parte de Mads Ostberg da Citroen, também ele um dos pilotos em foco nesta etapa finlandesa do WRC.

scroll up