Neuville ao ataque na Suécia

10 fevereiro 2017

Thierry Neuville foi o mais forte do dia e lidera a geral com 28,1 segundos de margem sobre o rival mais próximo. O piloto do Hyundai i20 WRC venceu cinco das sete especiais de hoje e foi segundo nas outras duas, o que comprova bem o domino que está a exercer.

Enquanto isso, Jari-Matti Latvala continua a dar nas vistas. Depois de ter sido segundo no Monte Carlo e de ontem ter dado à Toyota a primeira vitória em especiais desde o regresso da marca ao WRC após 17 anos de ausência, o finlandês venceu hoje outra classificativa e controlou o ritmo durante o resto do dia. Aliás, Latvala conseguiu sempre tempos entre os cinco primeiros e não fosse alguns erros na SS7 e estaria bem mais perto da frente.

A completar um pódio provisório composto por três marcas diferentes surge Ott Tänak. O estónio, que já no Monte Carlo tinha dado boas indicações, está, uma vez mais, a oferecer boa luta aos rivais. Depois de um início de dia menos positivo, em que o nono tempo na SS3 o fez cair para sexto da geral, o piloto do Ford Fiesta WRC ’17 tratou de recuperar terreno e terminou a etapa em terceiro depois de ter levado de vencida a última classificativa do dia.

Em quarto, e confirmando a grande competitividade do Mundial de Ralis neste arranque de ano, ficou Kris Meeke. Depois dos contratempos sentidos no Monte Carlo, o britânico do Citroën C3 WRC apresentou grande regularidade. Meeke está a 51,8s da frente e 2,1 segundos do quarto lugar.

Logo atrás está Sébastien Ogier. A levar a cabo o segundo rali com a M-Sport e a Ford, o líder do Mundial e Campeão em título teve dia complicado, com resultados a variarem entre o 10º e o 3º tempos. Ainda assim, recuperou de oitavo da geral até quarto ao longo da etapa, mas no final viu-se relegado para quinto depois da excelente prestação de Tänak na SS8. O francês é o último piloto a menos de um minuto da frente e está a 3,9s de Meeke.

Hayden Paddon (Hyundai), Dani Sordo (Hyundai), Craig Breen (Citroën), Elfyn Evans (Ford) e Stéphane Lefebvre (Citroën) completam o Top 10.

scroll up