Neuville e Hyundai vencem Volta à Córsega

09 abril 2017

Neuville e a Hyundai tornaram-se nos quartos vencedores diferentes em igual número de provas neste arranque de época do Campeonato do Mundo de Ralis de 2017. O belga tinha assumido ontem a liderança do Che Guevara Energy Drink Tour de Corse depois de apresentar um forte andamento e hoje não deixou os créditos por mãos alheias. O piloto do i20 Coupe WRC entrou ao ataque para vencer a primeira classificativa do dia, à frente do colega de equipa Dani Sordo, e depois tratou de gerir o ritmo no Power Stage para terminar com 54,7 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier.

Enquanto isso, o Campeão do Mundo teve de se esforçar para assinar o intermédio do pódio. A primeira prova de asfalto não correu de feição ao homem do Ford Fiesta WRC ’17 que, depois de problemas ontem, em que ficou limitado a tração traseira ao final do dia, Ogier começou a derradeira etapa a perder terreno para Sordo. O forte andamento do espanhol levou-o ao segundo lugar e parecia que a Hyundai ia assinar a primeira dobradinha do ano, mas ao cair do pano Ogier mostrou toda a sua mestria e logrou impor-se a Sordo para terminar com meros 1,3 segundos de vantagem.

Atrás do espanhol acabou por terminar Jari-Matti Latvala. O finlandês do Toyota Yaris WRC fez uma prova de trás para a frente, com ascendente regular, e acabou mesmo por assinar o melhor tempo no Power Stage. Contudo, o atraso para a frente já era grande e Latvala não conseguiu melhor que recuperar o quarto lugar em que havia terminado o dia de ontem, isto depois de ter caído para quinto após a SS9.

Quem acabou por perder este particular pela margem mais curta foi Craig Breen. O irlandês, que acabou por ser o melhor representante aos comandos do Citroën C3 WRC, ficou a apenas um décimo de segundo de Latvala no que foi um final absolutamente emocionante.

Hayden Paddon (Hyundai) foi sexto, com o Top 10 a ser completado por um quarteto de pilotos WRC2. Andreas Mikkelsen (Skoda) foi sétimo e venceu a categoria, com Teemu Suninen (Skoda), Stéphane Serrazin (Skoda) e Yohan Rossel (Citroën) nas oitava, nona e décima posições, respetivamente.

Em termos de Campeonato do Mundo, são poucas as diferenças. Ogier continua na frente, agora com 88 pontos, seguido de Latvala (75 pts). Neuville ganhou duas posições, ocupando agora o terceiro lugar (54), com Tanak (48) e Sordo (47) a completarem o Top 5.

scroll up