Ogier vence em Gales pela quarta vez

30 outubro 2016

Líder desde a primeira especial do Rally de Gales, penúltima jornada do Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier não deu hipóteses aos rivais e levou de vencida a prova britânica pela quarta vez. A vantagem conseguida nos dois primeiros dias de prova, em que levou a melhor em sete especiais, foi tal que nem precisou de triunfar na derradeira etapa do rali. Na verdade, o gaulês da Volkswagen limitou-se a gerir o andamento e juntou a três segundos lugares, um quarto, um quinto e um sexto. O pior conjunto de resultados que apresentou na prova.

Enquanto isso, Ott Tanak (Ford Fiesta RS WRC) apresentou um nível de prestação inverso. Segundo da geral desde o arranque da prova, o estónio melhorou a prestação com o passar das classificativas e levou de vencida os seis troços deste domingo, totalizando 12 vitórias em classificativas em todo o rali. Contudo, o esforço só lhe permitiu reduzir o deficit para Ogier de 33,2 segundos ao início da última etapa, para 10,2. Vinte segundos ganhos que acabaram por não serem o suficiente.

A fechar o pódio ficou Thiery Neuville. O piloto do Hyundai i20 WRC começou mal o rali, com tempos que não lhe permitiram melhor que o oitavo posto, mas não tardou a recuperar. Ainda assim, o tempo perdido inicialmente revelou-se demasiado e o belga teve de se contentar com a terceira posição da geral, a 1:35,4s da frente.

O colega de equipa Hayden Paddon e Kris Meeke (Citroën) completaram o Top 5, enquanto Dani Sordo (Hyundai), Jari-Matti Latvala (Volkswagen), Mads Østber (Ford), Sébastien Lefebvre (Citroën) e Eric Camilli (Ford) foram os restantes nomes da lista dos dez primeiros.

scroll up