Rally de Portugal confirmado para 19 a 21 de maio pela FIA

28 setembro 2016

O Conselho Mundial do Desporto Motorizado da FIA reuniu-se em Paris nesta quarta-feira com o resultado a ser a aprovação dos calendários de cinco competições da Federação Internacional do Automóvel.

Na sequência do encontro ficou-se a saber que o Rally de Portugal mantém a data deste ano, no terceiro fim-de-semana de maio. Contudo, desta feita a prova do Automóvel Club de Portugal será a sexta jornada e não a quinta, tudo por causa da antecipação de França para abril, que passará a disputar entre as duas rondas no continente latino-americano. Assim, o calendário abre Monte Carlo, seguindo-se Suécia, México, França, Argentina, Portugal (19 a 21 de maio), Itália, Finlândia, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Austrália. Fora do Mundial volta a ficar a China, que este ano chegou a fazer parte do programa, mas acabou por sair à última hora devido a problemas climatéricos graves, o que faz com que a temporada volte a ser composta por 12 jornadas.

Já no que toca ao Todo Terreno, a Taça do Mundo começará com a Baja Rússia, seguindo-se Dubai, Abu Dhabi, Qatar, Cazaquistão, Itália, Espanha, Hungria, Polónia, Marrocos e a Baja Portalegre 500 (26 a 28 de outubro).

Enquanto isso, a categoria rainha vai, como nesta época, ser composta por um total de 21 jornadas, contudo haverá algumas novidades. Logo após a jornada de Melbourne, que volta a abrir o Campeonato em março (26), os GP’s do Bahrain e China trocam de posições, com Xangai a receber a segunda corrida do ano em abril. Seguem-se Rússia, Espanha, Mónaco, Canadá, Azerbaijão (o circuito de Baku foi palco do GP da Europa este ano), Áustria, Inglaterra, Hungria, Alemanha, Bélgica e Itália, que antecede a segunda alteração do calendário. Os Grandes Prémios da Malásia e Singapura trocam também eles de posição, com Sepang a disputar-se primeiro, em setembro. A época termina da mesma forma que a de 2016, com Japão, Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi (26 novembro) a receberem as últimas cinco jornadas do calendário provisório.

Outra competição que viu também o seu programa de provas ser conhecido foi a Fórmula E, esta já com calendário definitivo. Hong Kong (sujeito a homologação) será o ponto de partida para as 12 jornadas que se disputarão entre 9 de outubro e 30 de julho. Marraquexe, Buenos Aires, Cidade do México, Mónaco, Paris, Berlim, Bruxelas, Nova Iorque e Montreal, estas duas últimas com jornada dupla, são as cidades que se seguem. De notar que a capital belga e as duas cidades do continente Norte-americano também estão dependentes de homologação dos traçados.

O Campeonato do Mundo de Resistência, por seu lado, contará com nove rondas. Silverstone e Spa-Francorchamps, com provas de seis horas, antecedem as míticas 24 Horas de Le Mans, com o programa a prosseguir depois com Nurburgring, Cidade do México, Circuito das Américas, Fuji, Xangai e Bahrain, todos eles com provas de seis horas.

A reunião do Conselho Mundial serviu ainda para aprovar variadas alterações regulamentares de diversos campeonatos, bem como para definir o calendário dos campeonatos de Karting CIK-FIA.

Veja aqui o anúncio da FIA.

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