Sébastien Ogier controla e até aumenta vantagem na Córsega

07 abril 2018

Depois da superioridade alcançada ontem, Ogier já nem precisa de vencer troços, e até aumentou em 11 segundos a vantagem para o Hyundai de Thierry Neuville, que viu Ott Tanak “voar baixinho” e passar para o 2º lugar da geral com apenas uma décima de segundo de vantagem para o piloto belga. Hoje poderá ter sido o dia da Toyota com Tanak, mas também Lappi a mostrarem que estão a fazer tudo para assaltar o pódio, pois em relação ao Ford Fiesta de Ogier, tudo parece impossível. Para a Citroen, Loeb renasceu depois do azar de ontem, mas está a enorme distância dos lugares da frente, apesar de ter vencido 3 dos 6 troços da etapa de hoje, limitando-se a mostrar a eficiência do C3 WRC e a explicar porque foi 9 vezes campeão do mundo de ralis. Para além das três vitórias de Loeb, Tanak venceu duas e Lappi triunfou na outra. Quem parece que estragou tudo, foi mesmo Kris Meeke com uma saída de estrada na última especial do dia, quando lutava à décima de segundo com Neuville e Tanak.

E se a habitual tática de Ogier parece também resultar no asfalto da Córsega, depois de ter vencido as três primeiras especiais do rali e aí marcado a diferença, os concorrentes mais diretos já se encontram demasiado longe do líder, com Neuville, Tanak e Lappi cansados de tentar contrariar o campeão do mundo, com Meeke a abandonar quando também tentava contrariar o domínio de Ogier. Agora, tudo parece fácil para o piloto do Ford campeão do mundo, que conta com 44,5 segundos de vantagem para Ott Tanak e 44,6 para Thierry Neuville, com esta décima de segundo de diferença a ser o ponto quente para amanhã, mas sem esquecer Esapekka Lappi que tem o seu Toyota no 4º posto a 54,9 segundos de Ogier. E com a luta pelo pódio reservada apenas a estes quatro pilotos, pois o espanhol Dani Sordo já tem o seu Hyundai no 5º lugar a 1m46,7 e Evans o Ford Fiesta na 6ª posição a 1m49,8, tudo parece encaminhar-se para que Ogier saia da Córsega com o comando do WRC 2018 reforçado.

Com a saída de estrada de Meeke, o Hyundai de Andreas Mikkelsen sobe ao 7º lugar, mas já a uns distantes 2m13,5 do líder, enquanto Jan Kopecky em Skoda Fabia R5 é o 8º da geral e o comandante do WRC2, com Fabio Andolfi também em Skoda a ser o segundo desta categoria e o 10º da geral, a mais de três minutos de diferença do incontornável Kopecky. Para amanhã estão agendados apenas dois troços cronometrados, com destaque para o longo Vero/Sarrola com 55 km de extensão e para a Power Stage marcada para as 11h18m, antes da chegada do Rali de França a Ajaccio.

scroll up