Sébastien Ogier já lidera no País de Gales

28 outubro 2016

O francês Sébastien Ogier, que conquistou há duas semanas, na Catalunha, o seu quarto título mundial, assumiu, esta sexta-feira, a liderança do Rali de Gales, penúltima prova do Campeonato do Mundo. Uma diferença de 37,3 segundos separa o piloto francês do estónio Ott Tanak (Ford Fiesta) ao final do primeiro dos três dias de competição.

Mesmo com uma posição desfavorável na estrada, o piloto do VW Polo necessitou apenas das duas primeiras classificativas (a primeira etapa englobava oito) para ascender à liderança ainda antes de finalizada a primeira ronda pelas quatro “especiais” do dia. Pior sorte tiveram os seus colegas de equipa e ambos pelo mesmo motivo: transmissão. Se Mikkelsen foi forçado a desistir, ao ficar apenas com tração traseira, Latvala, terceiro classificado, perdeu mais de dois minutos na sétima classificativa.

Na luta entre os pilotos da Hyundai pelo último lugar do pódio, Thierry Neuville (já a 1m09s do líder) acabaria por levar vantagem face a Hayden Paddon, por escassos três segundos, enquanto Kris Mekke, vencedor da última edição do Rali de Portugal, está próximo (2 segundos) daquele último.

Este sábado, a segunda e penúltima etapa do Rali de Gales, com mais oito classificativas, poderá ditar novas alterações nos lugares cimeiros, numa prova em que as classificativas de terra, enlameadas como é hábito, continuam a ser um desafio para os pilotos.

scroll up