Tanak lidera na Finlândia em duelo constante com Ostberg

27 julho 2018

Os primeiros indicadores na Finlândia partiram de Tanak e da Toyota, com os Yaris WRC a vencerem os três primeiros troços do rali. Depois de Tanak ter demonstrado porque se considera favorito, também Latvala obteve a vitória num troço, mantendo-se em posição de discutir a liderança. Mas a verdadeira surpresa partiu da Citroen e de Ostberg, ambos a necessitarem mostrar bons resultados. O C3 WRC do piloto norueguês venceu três especiais, mostrando a Tanak que é o seu principal adversário. O ritmo entre os dois pilotos marcou o primeiro dia de competição, com diferenças mínimas, e até um empate na 7ª especial, a demonstrarem que são sem dúvida os dois pilotos do dia. Tanak está na frente com 5,8 segundos de vantagem para Ostberg e 23,1 segundos para Latvala.

Muito atento tem estado Latvala que, para além de ter vencido uma especial, encontra-se a uma distância interessante dos dois pilotos da frente. Se Tanak foi o piloto que mais troços venceu, Ostberg parece ter escolhido as especiais próprias para responder, mantendo assim escassos segundos de diferença para o líder da prova.  Com um pódio constituído por dois Toyota e um Citroen, a Hyundai entregou desta vez a honras da equipa a Hayden Paddon, que ocupa o 4º lugar, mas com Teemu Suninen a escassos 10 segundos, sendo ele também o melhor piloto da Ford, com o campeão Ogier algo distante, classificado precisamente entre Suninen e Evans, com a Ford a estudar  estrategicamente o rali, embora algo surpreendida com as prestações de Tanak e Ostberg.

Dois pontos quentes animam a classificação geral, com Paddon (4º) e Suninen (5º) separados por menos de 10 segundos, e na discussão pelo 6º lugar, quatro pilotos oferecem novos pontos de emoção, com os Ford de Ogier (6º) e Evans (7º), o Toyota de Lappi (8º) e o Citroen de Breen (9º) a poderem mudar as contas a qualquer momento. Quanto a Thierry Neuville, já está demasiado longe do líder, no 10º lugar com a considerável diferença de 1m57,7, mas também longe de Ogier, e até de Craig Breen. Entre os WRC2 continua o domínio da Skoda, mas desta vez com a liderança de Kalle Rovanpera, seguido por outro Fabia R5, o de Eerik Pietarinen. Para amanhã estão previstas mais 8 especiais de classificação, adivinhando-se um duelo ao segundo entre Tanak e Ostberg.

scroll up