Tudo a postos para a mítica do TT em Portugal

27 outubro 2016

Com as verificações concluídas e a cerimónia de partida a decorrer pela noite dentro, está tudo pronto para o início da competição da 30ª edição da Baja Portalegre 500. O dia de hoje foi muito movimentado apesar da prova propriamente dita ainda não ter começado. No NERPOR, local que recebe, como é habitual, o centro operacional da clássica alentejana, houve verificações administrativas e técnicas ao longo de toda a jornada. Os mais de 400 veículos foram analisados pelos comissários, que também tiveram de verificar a documentação das máquinas e dos participantes.

Os concorrentes tiveram a oportunidade de reconhecer o percurso do prólogo onde amanhã tudo começa. Com o final do dia, houve tempo para o briefing. Ao anoitecer, o primeiro grande momento solene desta 30ª Baja Portalegre 500. A cerimónia de partida levou todos os concorrentes ao centro da cidade para as devidas apresentações. Um dos momentos altos aconteceu quando o Automóvel Club de Portugal prestou homenagem a figuras que ficaram na história da Baja Portalegre 500. Luís Marcão, Manuel Mota e Rui Conchinha receberam a distinção por serem três elementos da organização que não falharam uma única edição. O único concorrente totalista, Fernando Branco Rodrigues, também foi distinguido e amanhã cumprirá a 30ª participação, desta vez ao volante de uma Nissan Navara. Os vencedores da primeira edição, Paulo Marques e Marcos de Carvalho nas motos e António Bayona/José Costa nos automóveis, também foram distinguidos. Por último, a organização homenageou o atual comandante distrital de bombeiros, Belo Costa, que começou a colaborar com a prova na primeira edição como caminheiro.

Amanhã, a competição tem início bem cedo. Os primeiros concorrentes arrancam às oito horas. O prólogo realiza-se durante a manhã. Para a tarde está reservado o primeiro setor selectivo. São 83,15 km entre Ponte de Sôr e Portalegre. Antes disso, os dez mais rápidos do prólogo nos automóveis participam na cerimónia de escolha da ordem de partida. Esta realiza-se na cidade onde arranca o SS1.

scroll up