Vettel vence em dobradinha da Ferrari no Mónaco

28 maio 2017

Sebatian Vettel bateu o colega de equipa na Ferrari, Kimi Raikkonen, levando de vencida o Grande Prémio do Mónaco de F1 deste domingo, o que o deixa com uma margem de 25 pontos sobre Lewis Hamilton na frente do Campeonato do Mundo depois do britânico não ter conseguido melhor que o sétimo posto com o Mercedes. O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Um período de safety-car tardio fez com que as últimas dez voltas fossem uma verdadeira loucura, mas na frente da corrida tudo ficou decidido graças às estratégia. Uma primeira tirada mais longa permitiu a Vettel passar para a frente do homem da pole e primeiro líder, Raikkonen, depois da primeira e única paragem nas boxes. Foi a primeira vitória da Ferrari no principado desde 2001.

Ricciardo também fez uso da mesma política para passar Valtteri Bottas (Mercedes) e o seu colega de equipa na Red Bull, Max Verstappen, que acabaram por ver a bandeira de xadrez em quarto e quinto, respectivamente.

A Toro Rosso foi “a melhor dos restantes” com Carlos Sainz a completar a corrida em sexto, à frente de Hamilton, que escalou desde o 13º posto da grelha. A completar o Top 10 ficou a dupla da Haas, Romain Grosjean e Kevin Magnussen, separada pelo Williams de Felipe Massa.

O momento mais dramático da corrida surgiu à 60ª volta, quando uma tentativa ambiciosa de ultrapassagem por parte de Jenson Button (McLaren) sobre Pascal Wherlein (Sauber) correu mal, com o último a ficar com o carro nas barreiras de Portier. Se bem que ileso, o piloto ficou preso no carro e só conseguiu sair quando chegou ajuda.

Com a entrada do safety-car em pista Button, que regressou apenas para esta corrida, conseguiu chegar à chicane, altura em que os danos sofridos na suspensão o forçaram terminar mais cedo. O Grande Prémio da Sauber foi de mal a pior depois, com Marcus Ericsson a bater, devagar, nas barreiras de Ste. Devote.

Quando a corrida foi reatada à 67ª volta Stoffel Vandoorne (McLaren) cometeu o mesmo erro, dando por terminada o que parecia ser uma forte possibilidade de, em conjunto com a equipa, somar os primeiros pontos do ano.

scroll up