ACP-BP

Pub

Volkswagen realinha departamento de competição

| Revista ACP

Marca germânica está a levar a cabo realinhamento extenso do departamento desportivo.

Volkswagen Motorsport

O realinhamento da Volkswagen Motorsport está a decorrer a bom ritmo. Após a saída do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA a Volkswagen Motorsport está agora a introduzir o programa de competição cliente para 2017. O centro das atenções é oferecer aos clientes de todo o mundo produtos de topo para várias categorias do automobilismo.

Além do Golf GTI TCR, introduzido nas competições de circuito em 2016, a Volkswagen Motorsport está também a expandir o suporte técnico que disponibiliza no Rallycross, a trabalhar num carro cliente para ralis com base na próxima geração do Polo, e a dar continuidade ao compromisso de longa data enquanto parceiro de motores na Fórmula 3.

A transformação de equipa de fábrica para construtor virado para o cliente no que toca ao desporto motorizado requer modificações estruturais e novos processos. Mesmo assim, o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets, está otimista. “Sinto que os funcionários estão muito motivados para enfrentarem este novo desafio. Estamos a concentrar-nos em novos projetos, como o desenvolvimento do Polo R5 e a cooperação com a Volkswagen Suécia e o Petter Solber no Campeonato do Mundo de Rallycross. Além disso, também estamos a trabalhar arduamente em projetos já existentes e com sucesso, como o Global Rallycross, nos Estados Unidos, a TCR, com o Golf GTI, e a Fórmula 3. Mais, há privados interessados em fazer correr o Polo R WRC em vários ralis. Temos uma lista muito preenchida.”

No que toca aos ralis, já está a decorrer o trabalho de desenvolvimento de um novo carro na categoria R5 para clientes e que vai incorporar toda a experiência adquirida no Campeonato do Mundo de Ralis. O carro, que tem por base a próxima geração do Polo, vai ser alvo dos primeiros testes ao longo do ano. Contudo, isto não coloca em causa a cooperação da Volkswagen Motorsport com a marca irmã do grupo, a Skoda.

Enquanto isso, no Rallycross, o construtor germânico pretende expandir a parceria entre a Volkswagen América e a Andretti Autosport Team, no Global Rallycross (GRC), competição onde conquistou o título com Scott Speed, que volta a fazer equipa com Tanner Foust, ambos aos comandos de dois VW Beetles de 560cv desenvolvidos pela Volkswagen Motorsport.

Paralelamente, a marca vai também alinhar no Campeonto do Mundo de Rallycross com uma formação de sonho. Petter Solberg e a estrela em ascensão Johan Kristoffersson vão defender as cores da Volkswagen Suécia aos comandos de dois VW Polo GTI Supercars.

Já nos Turismos, da TCR, o construtor pretende dar continuidade ao sucesso conseguido com o Golf GTI TCR, e depois dos cerca de 20 carros vendidos a clientes no ano passado, a Volkswagen aponta agora para um crescimento na ordem dos 50%.

Por último, a Fórmula 3, competição que serviu de berço a grandes nomes do desporto automóvel, vai continuar a ser uma das preocupações da Volkswagen, que uma vez mais fornecerá os blocos 2 de litros e quase 240cv.

scroll up