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Renault Clio também nasceu para a competição

| Revista ACP

Derivado do RS Line, a última criação da Renault Sport Racing, vai estar disponível e três versões distintas.

Clio 1920

No Grande Prémio da França de Fórmula 1, a Renault Sport Racing apresentou três versões para competição-cliente do novo Renault Clio, derivadas do modelo que está prestes a chegar aos concessionários nacionais. Este modelo promete fazer uma carreira de sucesso também nos circuitos de velocidade, ralis e pistas off road, oferecendo versatilidade e acessibilidade inéditas, para maior controlo de custos.

Derivado do novo Clio R.S. Line, cujo estilo desportivo é visível, por exemplo, na lâmina inspirada na F1, adotada no para-choques dianteiro, a última criação da Renault Sport Racing, projetada para a competição-cliente, também herda o versátil chassis deste modelo, que vai estar disponível em três versões distintas.

Após um ano de desenvolvimento, onde a fiabilidade, a performance e os custos controlados foram as “palavras-chave”, é possível dizer que a versão de competição do novo Clio oferecerá uma versatilidade sem paralelo. O Clio Cup (para as provas de pista), o Clio Rally (para os ralis) e o Clio RX (para as provas de off-road) foram concebidos utilizando um banco de elementos mecânicos e eletrónicos comuns, mas adaptados, cada um deles, à especificidade de cada disciplina.

No entanto, os clientes poderão trocar de categoria, mantendo o mesmo Clio, graças aos Kits de conversão especialmente desenvolvidos. Esta económica solução foi estudada para que os pilotos possam descobrir novas disciplinas do desporto automóvel ou mesmo desafiar a vitória em todo o tipo de terrenos e superfícies, independentemente da sua experiência.

Além disso, esta quinta geração do novo Clio de competição conta com toda a experiência das equipas dedicadas à competição-cliente de Viry-Châttillon e Dieppe, onde os três modelos vão ser produzidos.

Esta experiência, sem precedentes na Europa, tem sido usada para otimizar, a todos os níveis, cada versão. No plano técnico, por exemplo, a primeira versão do motor 1.3 TCe montada no novo Clio competição-cliente foi desenvolvida para dar resposta às diferentes necessidades de cada disciplina e tipo de piso, onde o Clio poderá marcar presença. Simultaneamente, a segurança e a equidade foram preservadas e reforçadas para tornar o desporto automóvel mais acessível, especialmente nas competições monomarca e séries promocionais organizadas pela Renault Sport Racing.

A comercialização deste modelo vao iniciar-se em outubro próximo, antes mesmo dos carros serem entregues prontos a correr, para que possam estar à partida das provas de circuito ou dos troços cronometrados em 2020.

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