A Toyota quer manter o sucesso de um modelo com história

24 janeiro 2019

Chegou a 5ª geração do Toyota RAV 4, um SUV nascido em 1994, que contribuiu fortemente para a evolução de um segmento que se tornou moda. Foram muitas as metamorfoses do RAV 4 ao longo de 25 anos, chegando agora ao nível máximo de evolução, com um sistema híbrido completamente novo e alterações técnicas que o colocam num patamar apetecível. A versão de duas rodas motrizes do RAV 4 é taxada como Classe 1 nas portagens, desde que seja portador de Via Verde.

Liberdade de estilo, foi o que sempre caracterizou o RAV4, um automóvel inicialmente direcionado à aventura, mas que, com o decorrer dos anos, se transformou também num excelente veículo familiar. Hoje o SUV da Toyota utiliza exclusivamente tecnologia hibrida, assente num motor de combustão a gasolina de 2,5 litros, conjugado com um motor elétrico, para a versão 2WD, ou com dois motores elétricos para o AWD, neste caso com instalação traseira.

Toda a tecnologia do novo Toyota RAV4 assenta na nova plataforma “TNGA”, que para além de conferir uma diferente liberdade de estilo, contribui com mais segurança, espaço e conforto a um carro que se tronou mais curto, mais largo e mais baixo que a geração anterior, embora conte com maior distância ao solo. Estabilidade, conforto e um centro de gravidade mais baixo, conferem uma inegável segurança a um SUV de design exterior com formas poligonais, que se estende a um interior onde se destacam materiais de qualidade, novas tecnologias e equipamentos de segurança, com destaque para o sistema Toyota Safety Sense.

A capacidade de resposta e eficiência do RAV4 contrastam com melhores níveis de economia de combustível e reduzidas emissões. A conjugação do motor a gasolina de 2,5 litros com as unidades elétricas, contribuem com 218 cv de potência no caso da versão de duas rodas motrizes e 222 cv para o AWD, que conta com o sistema Trail Off Road de nova geração, que permite repartir a tração pelos eixos dianteiro e traseiro, contribuindo para uma melhor aderência. O novo RAV4 é um SUV que não esconde o seu espírito aventureiro, mas que assume um comportamento refinado em estrada, como um verdadeiro familiar.

Disponível na rede de concessionários desde os últimos dias de janeiro, o Toyota RAV4 conta com cinco níveis de equipamento, com o importador a apostar forte no nível intermédio, o Square Collection, que custa 44.590€, embora a versão 2WD esteja disponível entre os 38.790€ e os 49.590€. A versão AWD só chega em março com preços a oscilarem entre os 44.590€ e os 52.790€.

scroll up