Kia Niro um crossover concebido para ser ecológico

06 dezembro 2016

Observando as tendências do mercado de uma forma inteligente, a Kia delineou um projeto de futuro a que chamou Niro e que aponta diversas soluções ecológicas para um futuro que se pretende cada vez mais ecológico. Atenta às reações dos condutores, e tendo por base uma motorização híbrida, o construtor coreano desenvolveu um automóvel que se conduz como um carro tradicional com caixa automática de seis velocidades, em vez da habitual caixa de variação contínua, que poderá causar desconforto a alguns utilizadores.

Segundo os responsáveis da Kia, um automóvel ecológico não necessita ser feio, e por isso o esboço dos responsáveis de design da marca dotaram o novo Niro com um semblante agradável, onde se mistura de forma natural o estilo familiar com o desportivo. Assente numa plataforma totalmente nova e mais leve, o Niro possui maior distância entre eixos que o Sportage, o seu irmão SUV de maiores dimensões, oferecendo por isso excelente espaço interior e uma bagageira de magnífica capacidade, uma vez que as baterias estão acomodadas por baixo do banco traseiro.

Este crossover ecológico utiliza um propulsor a gasolina de 1,6 litros ligado a um motor elétrico, que conjugados proporcionam 141 cv de potência e um binário de 265 Nm. Económico, com os consumos médios a apontarem para 4,4 litros/100 km, esta versão híbrida é apenas a primeira aparição do Niro, que em setembro surgirá com um Plug-in e mais tarde com uma versão totalmente elétrica. Muito atenta às tendências do mercado, a Kia sabe que no futuro serão banidos os motores diesel, apostando portanto numa solução assente num bloco a gasolina e nas mais recentes tecnologias de segurança e assistência à condução, que estão presentes no novo Niro.

As tendências do mercado entre 2017 e 2021 apontam para um cariz mais desportivo para os SUV’s, com a Kia a responder com equipamento GT Line, suspensões afinadas para uma condução mais ágil e direta e um sistema (TMED) que permite extrair a potência máxima das duas motorizações em paralelo, com perdas mínimas de energia. Acompanhando as evoluções tecnológicas, a Kia pretende lançar oito novos modelos em 2017, apostando no futuro com 14 motorizações ecológicas, sendo cinco opções híbridas, quatro Plug-in, quatro elétricas e uma versão a hidrogénio.

Para já, apostando fortemente no Niro, a Kia sabe que a relação preço/equipamento é um dos grandes trunfos da marca, com este mais recente modelo de motorização híbrida a estar disponível no próximo mês de janeiro a partir dos 27.190€ com campanha de lançamento e a oferta de garantia de 7 anos, um exclusivo mundial da Kia.

scroll up