Mercedes-Benz já desvendou a sua nova pick-up

19 julho 2017

O novo Mercedes-Benz Classe X já foi apresentado após meses de secretismo e ansiedade. Com esta nova gama, a Mercedes promete uma pick-up todo-o-terreno, mas também uma viatura para famílias e para um estilo de vida urbano. Complementa a força das 'mid-size' pick-ups com as características da Mercedes-Benz, nomeadamente a dinâmica de condução, conforto, design, segurança e conectividade. 

Estarão disponíveis três variantes de equipamento, assim como motores de quatro e seis cilindros, transmissão manual de 6 velocidades e transmissão automática de 7 velocidades. A nível de design, disponibiliza 6 opções de estofo, incluindo duas variantes em pele.

Todas estas opções fazem com que o Classe X possa ser adaptado consoante as necessidades e gostos do cliente, tanto a nível visual como a nível de funcionalidade. O lançamento na Europa está agendado para novembro de 2017. No início de 2018, será lançado na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Seguem-se a Argentina e Brasil, em 2019. Veja aqui esta nova pick-up explicada em 60 segundos: 

O Mercedes-Benz Classe X foi desenvolvido a pensar na versatilidade e vem preencher uma lacuna no segmento das pickups, pois foca-se em novos grupos de clientes. Não só se adequa à atividade empresarial, como também a famílias, desportistas e aventureiros.

Mercedes-Benz entre as pickups

O Classe X combina várias contradições: funcionalidade e design, poder e elegância, trabalho e lazer, fora-de-estrada e urbano, performance e utilidade, conforto e aventura.

O design distinto do Classe X está disponível em 3 variantes, com vista a satisfazer diferentes estilos de vida e ambientes de trabalho:

• Classe X PURE: ideal para uma utilização robusta e funcional. Simultaneamente, apresenta um conforto e um design que fazem dele a solução perfeita para visitar clientes ou fornecedores, mas também para atividades de âmbito privado.

• Classe X PROGRESSIVE: destina-se a quem procura uma pickup robusta com estilo extra e com uma forte vertente de conforto – é o cartão-de-visita perfeito para comunicar o negócio, mas é também uma viatura confortável e de prestígio para uso privado.

• Classe X POWER: é a linha com equipamento e design de gama alta. Destina-se a clientes para os quais o estilo, a performance e o conforto são essenciais. O Classe X POWER é uma viatura de lifestyle – adequada para ambientes urbanos e atividades desportivas e de lazer. Com o seu design atrativo e nível de equipamento, reflete um estilo de vida independente.

O Classe X consegue transportar mercadoria até 1.1 toneladas, suficiente para transportar 17 barris de cerveja de 50 litros na área de carga. Pode rebocar até 3.5 toneladas, equivalente a um atrelado com 3 cavalos ou um iate de 8 metros. Apresenta dois motores de 4 cilindros de 2.3 litros de cilindrada, disponíveis com dois níveis de potência. No modelo X 220 d, com um único turbocompressor, o motor disponibiliza 120kW/163 cv e no modelo X 250 d, biturbo, disponibiliza não menos de 140 kW/190 cv.

Em 2018, o Classe X terá um motor V6 Diesel, garantindo uma agilidade ainda maior, dentro e fora de estrada. Irá disponibilizar 190kW/258 cv e um binário máximo de 550 Nm, conferindo ao modelo X 350 d a posição de liderança no segmento. O modelo de topo do Classe X virá com o sistema de tração integral 4MATIC e com transmissão automática de 7 velocidades 7G-TRONIC PLUS, com patilhas no volante e com função ECO start/stop.

Com 1632 milímetros na frente e 1625 milímetros na parte traseira, o Classe X tem eixos mais largos do que a maioria dos seus concorrentes e garante uma maior estabilidade de condução. A tração comutável 4MATIC, disponível nos motores a Diesel X 220 d 4MATIC e X 250 d 4MATIC, domina qualquer terreno. Com isto, a tração dianteira pode ser engrenada eletricamente, dependendo do terreno. Em 2018, a pickup será disponibilizada com tração integral permanente, o que irá permitir uma máxima performance e tração. A tração integral 4MATIC permanente estará apenas disponível em conjunto com o motor de 6 cilindros. Todos os modelos de tração integral vêm com o Downhill Speed Regulation (DSR) como equipamento de série.

A nível de conectividade, o Classe X é a primeira mid-size pickup a incluir um módulo de comunicação com um cartão SIM integrado, que permite utilizar os serviços do Mercedes Me Connect bem como aceder à viatura via smartphone. Adicionalmente, o Classe X vem equipado com um touchpad multifunções e sistema multimédia integrado COMAND, controlo de voz LINGUATRONIC e acesso à internet via smarphone.

Expansão da cooperação com a Renault-Nissan

Com o Classe X, a Mercedes-Benz Vans expande o seu portfolio e preenche a lacuna existente entre os veículos comerciais ligeiros e os veículos ligeiros de passageiros. Desta forma, a nova pickup representa mais um marco na estratégia de crescimento “Mercedes-Benz Vans Goes Global”.

O Classe X será produzido através de uma cooperação de produção com a Renault-Nissan. A produção para os mercados na Europa, Austrália e África do Sul será assegurada, a partir de 2017 na fábrica de Barcelona. Para os mercados da América Latina, a produção será assegurada, a partir de 2019, na fábrica de Córboba, Argentina. Com a pickup Classe X, é expandida a parceria entre a Daimler AG e a Renault-Nissan, com início há 7 anos.

scroll up