OPINIAO 03_ANTONIOCAIADO

A CONECTIVIDADE

ANTÓNIO CAIADO
Diretor de Comunicação e Marketing da Skoda
05 maio 2017

É fácil constatar que as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes em todas as áreas da sociedade, nos diversos equipamentos e dispositivos que utilizamos com frequência no nosso dia-a-dia.

O caso do automóvel não é exceção e em particular com as funcionalidades de conectividade vai ser mesmo diferente do que estamos tradicionalmente habituados. Não porque a indústria o queira ou tenha descoberto ou inventado novas funcionalidades, mas porque é impossível não reagir às exigências crescentes do mundo digital dando aos clientes e utilizadores mais opções para ligações diretas, permanentes.

Já há algum tempo que os automóveis geram uma quantidade crescente de dados que são processados pelos vários sistemas eletrónicos desenvolvidos e melhorados constantemente em prol da segurança, comodidade e eficiência do funcionamento do automóvel. Mas a partir do momento que estes dados e informações são acedidos por sistemas e aplicações fora do automóvel e utilizados para novas funcionalidades e aplicações a relação entre o utilizador, o automóvel e a própria Marca ganha uma nova dimensão.

Hoje é já possível aceder remotamente a informações do nosso carro ou utilizar este mesmos dados para assegurar comodidade, segurança e um serviço personalizado à nossa medida media a partir de um computador, tablet ou smartphone.

Consultar remotamente os dados do computador de bordo, enviar para o sistema de navegação o destino da próxima viagem, programar uma notificação de velocidade ou área são já possibilidades reais. Assim como receber uma chamada a informar da necessidade de efetuar a próxima revisão e propor efetuar a marcação. Ou em caso de acidente identificado pelo despoletar dos airbags, os serviços de emergência efetuarem uma chamada de diretamente para o carro para avaliar a gravidade e necessidade de envio de equipa de emergência.

A conectividade abre assim aos construtores automóveis um enorme potencial de novas funcionalidades e uma evolução no formato de relação com os Clientes. Todas as marcas de uma forma ou outra estão já a explorar as aplicações da conectividade e que será em breve fará parte dos nossos hábitos melhorando a qualidade de vida com custo comportáveis.

Eu chamo-lhe Simply Clever…

scroll up