OPINIAO 03_JOAOTRINCHEIRAS

NOVAS PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO

JOÃO TRINCHEIRAS
Diretor de Comunicação da BMW Portugal
02 novembro 2016

Comunicar influencia a perceção e posicionamento das marcas. Uma boa comunicação é fundamental para elevar a notoriedade de uma marca, sendo a chave para tornar projetos e produtos desejáveis.

A Comunicação tem sofrido mudanças significativas nos últimos anos. Esta mudança trouxe várias alterações no dia a dia de cada um de nós, nomeadamente à forma como trabalhamos e como comunicamos.

O mundo global em que hoje nos encontramos facilitou definitivamente o acesso à informação. Com esta facilidade, um dos desafios com que os comunicadores se deparam, é a capacidade de serem criativos e tornarem a comunicação cada vez mais relevante. Com a atual facilidade de acesso à informação, por vezes o público é bombardeado com informação excessiva e irrelevante, originando em muitos casos, desinformação.

O grande desafio da comunicação atual é contrariar esta tendência, através da criação de conteúdos pertinentes e relevantes e de uma eficiente utilização dos canais disponíveis. Na nova era de Comunicação, as marcas devem oferecer informação clara, credível e relevante. Devem, acima de tudo, procurar simplificar sem perder o teor informativo.

As marcas devem apostar numa estratégia de comunicação transversal, adequando a sua comunicação mediante os canais em que está a ser veiculada. É extremamente importante acrescentar valor em cada um dos canais em que a marca está presente e, neste caso, os meios digitais surgem como uma importante oportunidade de comunicação.

A inovação deve ser uma constante mas, mais importante do que seguir tendências, é importante estar presente nos diferentes meios de acordo com o posicionamento da marca. Este será, sem dúvida, um fator diferenciador e relevante da Comunicação.

scroll up