Sete carros com cinco estrelas nos testes de segurança

06 dezembro 2018

O Euro NCAP divulgou as classificações de segurança de nove carros. O Audi Q3, o BMW X5, o Hyundai Santa Fé, o Jaguar I-PACE, o Peugeot 508, o Volvo V60 e o "irmão" S60 alcançam uma classificação máxima de cinco estrelas. No entanto, dois veículos - o Fiat Panda e o novo Jeep Wrangler - recebem zero estrelas e uma estrela, respectivamente.

 O Panda, testado pela última vez pela Euro NCAP em 2011, foi amplamente ultrapassado no fator segurança pelos rivais. Com nada mais do que um lembrete do cinto de segurança a marcar pontos no Safety Assist da Euro NCAP, o veículo não consegue sequer uma estrela, uma distinção duvidosa correspondida apenas pelo Punto em 2017.

O Jeep Wrangler é um veículo completamente novo, lançado no mercado em 2018. Com um lembrete de cinto de segurança e um simples limitador de velocidade definido pelo motorista, mas sem outros sistemas disponíveis, fica muito atrás de seus concorrentes.

 Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "até alguns veículos de cinco estrelas tiveram problemas. Os testes da Euro NCAP no Hyundai Santa Fe destacaram um problema em que os airbags de cortina laterais dos carros equipados com um teto panorâmico poderiam rasgar ao serem ativados. Mas a Hyundai já mudou as fixações de airbag na produção e os primeiros carros foram sujeitos a um 'recall' oficial. Os proprietários de tais veículos serão contatados pelo fabricante e devem certificar-se de que levem seus carros para os revendedores para serem re-trabalhados. O BMW X5 também sofria de problemas de airbag: o airbag de joelho do motorista não funcionava corretamente no teste de choque frontal e proporcionava pouca proteção adicional às pernas do motorista. Uma questão semelhante que também foi detetada no Série 5, em 2017".

scroll up