Novos resultados vão das cinco às zero estrelas

13 dezembro 2017

O Euro NCAP fechou hoje o ano mais atarefado em termos de de testes com novas classificações de segurança para mais de quinze modelos de carros. Nesta vaga foram premiados com Cinco Estrelas modelos como Hyundai Kauai, Kia Stinger, BMW Série 6 e o Jaguar F-PACE lançado no início do ano passado. Com três estrelas ficaram ao MG ZS, Dacia Duster e Kia Stonic (cinco estrelas com equipamentos de segurança opcionais).

Num mercado competitivo e em que as preferências dos consumidores está em rápida mudança, cada vez mais fabricantes optam por prolongar a vida útil dos seus modelos, muitas vezes introduzindo apenas facelifts de menor dimensão para impulsionar as vendas.

Para permitir que os consumidores façam uma comparação justa com os novos modelos, a Euro NCAP atualizou as classificações em vários carros que recentemente foram mexidos. Além do Toyota Yaris, que pode manter sua classificação de cinco estrelas, a maioria desses modelos caiu para três estrelas nos testes de segurança deste ano.

A lista inclui o Toyota Aygo (quatro estrelas com equipamento de segurança opcional), o Alfa Romeo Giulietta, o Ford C-MAX e o Grand C-MAX, o Opel Karl e o DS 3. O exemplo mais extremo, no entanto, é o FIAT Punto, que está à venda desde 2005, mas ainda é um vendedor forte na Itália. Em forte processo de envelhecimento, este modelo está superado por todos os carros testados na história recente e se torna o primeiro carro do Euro NCAP a ser premiado com zero estrelas.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, explicou: "Vimos muitos carros bons em 2017, capazes de atender aos requisitos de 5 estrelas da Euro NCAP. Citadinos como o novo Polo, o Fiesta e o Ibiza já vêm com tecnologia de segurança avançada de padrão, oferecendo o melhor em proteção contra choque".

scroll up