QUAL O CARRO CERTO PARA SI?

14 dezembro 2017

O mercado está em mudança: fala-se no fim do diesel em muitas cidades,ao mesmo tempo que o consumidor é cercado com várias notícias a elogiar carros elétricos, híbridos e plug-in. Se a isto somar expressões como SUV,citadino, crossover, entre outras, comprar um carro é quase tarefa de cientista. Como fazer a melhor escolha?

 

1. CASAL COM DOIS FILHOS

Mora nos subúrbios e todas as manhãs segue de carro para a cidade, com distribuição dos passageiros por três pontos: escola dos filhos, local de emprego da mãe e local de emprego do pai. As viagens ao fim de semana são pouco frequentes, tirando os casos das férias grandes e das festas natalícias, acabando por não chegar aos 15.000 km por ano. O mais indicado?

>> CARRINHA A GASOLINA

 

2.FAMÍLIA NUMEROSA

Reside na cidade, mas todas as manhãs faz um sem-número de "capelinhas" já que se trata de um casal com cinco filhos a estudar em duas ou três escolas diferentes. Ainda por cima o pai trabalha fora da cidade e aos fins de semana as viagens à terra são muito frequentes, a que se somam as férias e as festas. Tem de haver espaço e potência para tanta animação familiar. Qual o carro mais indicado?

>> SUV A GASÓLEO

 

3.PRIMEIRO EMPREGO

A sua vida não se resume à viagem casa-trabalho, havendo todos os dias muitas deslocações pelo centro da cidade que não são planeadas. Idas às compras, cinema fora de horas e convívios com os colegas são sempre garantidos na sua agenda semanal. O carro tem de ocupar pouco espaço, porque o estacionamento escasseia e tem de gastar pouco porque o orçamento também é curto. A melhor escolha?

>> CITADINO A GASOLINA

 

4. AMBIENTALISTA

As preocupações ambientais dominam boa parte da sua agenda. Faz curtas deslocações pela cidade para ir trabalhar, para se abastecer nos supermercados biológicos, a que se juntam as idas ao ginásio. Seria capaz de pegar no carro para levar o lixo separado a um ecoponto, mas só não o faz para não poluir ainda mais. E é pela mesma razão que não dá longos passeios ao fim de semana pela serra. Tem garagem. Qual a melhor escolha?

>> CARRO ELÉTRICO

 

5. REFORMADO

Após uma longa e produtiva carreira profissional chegou a altura de descansar. Mas isso não significa estar parado. Entre as visitas à doca para inspecionar o seu estimado barco de recreio, os lanches com os netos de várias idades, os encontros para almoçar com os amigos, as idas às compras, nada como ter um carro que tanto dê para o registo das deslocações curtas na cidade como para as longas viagens ao fim de semana. Qual o melhor?

>> CARRO HÍBRIDO PLUG-IN

 

6. COMERCIAL

A sua vida é o carro, o seu dia é o asfalto e o seu habitat é o habitáculo. Para visitar tantos clientes, a tantos quilómetros uns dos outros, a melhor escolha passa por um carro com motor robusto, económico, de baixa manutenção e com binário logo disponível a baixas rotações, o que confere aquela sensação de agilidade e velocidade imediatas. A escolha é óbvia:

>> CARRO A GASÓLEO

Revolução em andamento

O alarme chegou em 2017, com várias cidades a declarar que vão proibir os motores a gasóleo e, nalguns casos, também os motores a gasolina até 2025/30. Em causa estão os níveis de poluição emitidos pelos automóveis movidos a combustão, mas a solução, a dos veículos elétricos, parece ser apressada. Isto porque produzir energia elétrica ainda consome combustíveis fósseis (sobretudo quando se vive uma seca prolongada e as hidroelétricas param a produção), além da questão da autonomia. A par disso, é notável o esforço da indústria para baixar os níveis de emissões, com os motores a gasolina e gasóleo a poluirem cada vezs menos. Embora os tempos sejam de incerteza e que muitas coisas se vão alterar, a transição ainda vai ser longa, sendo os híbridos plug-in a melhor solução. 

scroll up