Os erros mais comuns ao andar de bicicleta

12 agosto 2019

Mais do que uma moda, circular de bicicleta é uma opção que traz muitos benefícios tanto para quem pedala como para os restantes habitantes da cidade. 

Mas os que adoptam a bicicleta como novo meio de transporte, nem que seja parcial, começam esta sua nova "vida" a cometer com frequência os chamados erros de principiante. Saiba quais são e como evitá-los;

Andar sem luzes ou refletores

Não só por causa da coima (o Código da Estrada obriga a circular com luzes e refletores “desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente"), mas porque é um risco para sua integridade e para a dos outros. Considere usar sempre algumas luzes com um mínimo de visibilidade.

Não sinalizar as manobras ou não avisar com a campainha da bicicleta

Ao circular na via pública, mesmo que de bicicleta, passa a ter direitos e deveres. E se gosta que os outros sinalizem as suas intenções ao circular à sua frente, porque isso lhe transmite segurança e permite antecipar perigos, tente devolver essa atenção. Se isso não for suficiente para o motivar, saiba que a multa por não sinalizar mudanças de faixa ou de via vai de 30 a 150 euros. É óbvio que deve ter já algum controlo para conseguir pedalar e equilibrar a bicicleta ao mesmo tempo que usa um dos braços ou mãos para sinalizar manobras. 

São os seus filhos, não pacotes de carga

Se é ambicioso e quer já levar a sua prole para esta nova etapa da sua mobilidade, deve ter atenção que há vários sistemas projetados para o transporte confortável e seguro dos seus filhos. E, de novo, não se trata só de uma questão de multa de trânsito, é pela segurança dos mais novos. Existem muitos modelos no mercado, adaptados para diferentes bicicletas, não só para transportar crianças, mas também para pequenas cargas.

Não investir na bicicleta

Andar de bicicleta é muito barato, quase de graça. Mas você não deve ser mesquinho e sem dificuldade conseguirá separar algumn dinheiro para fazer as necessárias manutenções preventivas ou comprar sistemas de segurança que se ajustem ao seu caso. Há pessoas que circulam com um único travão, pneus quase a rebentar de tão gastos.

Suar a pedalar

Chegar a uma consulta, um encontro ou reunião de trabalho suado não é bonito e até lhe pode valer uma constipação. Se no calor do verão não há muito  que possa fazer senão escolher sombras ou evitar as horas de maior calor, já no inverno pode regular a sua  temperatura com a seguinte seguinte fórmula:

10 a 15 ° Cº: pedalada normal

5 a 10 ° C: pedalada mais animada

0 a 5 ° C: ciclo com ritmo

-20 a 0 ° C: ritmo da Volta à França

scroll up